Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020) por assunto "APRENDIZAGEM"
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Item Game creation to promote media and information literacy (MIL) skills in basic education teachers(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Sousa, Carla Patrícia Gonçalves e; Costa, Conceição; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo âmbito do GamiLearning (2015-2018), um projeto de investigação-ação com o objetivo de promover as dimensões crítica e participativa da Literacia Mediática e Informacional (MIL), através de experiências colaborativas com jogos digitais, foi desenvolvido um workshop para professores do Ensino Básico em Portugal. O workshop tinha como principal objetivo desenvolver competências em MIL, através da criação colaborativa de jogos digitais. Para documentar esta prática, foi desenvolvido um questionário para autoavaliação pelos professores dos seus níveis de literacia mediática, da sua motivação para integrarem a formação, das suas atitudes sobre os videojogos, e da sua posição sobre a educação para os media no contexto formal de ensino. Um grupo de 21 professores do Ensino Básico completou a formação presencial, suportada por uma plataforma colaborativa online – o SAPO Campus. Os resultados quantitativos demonstram aumentos estatisticamente significativos (p < .05) na auto-perceção de competências de literacia mediática dos professores, sobretudo na criação de media e gestão das identidades digitais. Os resultados qualitativos enquadram uma reflexão dos professores sobre a relevância da criação de media digitais na motivação dos estudantes e na promoção da MIL. As barreiras à adoção de práticas pedagógicas que incluem a criação de media foram também alvo da reflexão dos professores.