Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020) por assunto "BEHAVIOUR"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Avaliação do meio escolar: percepções dos profissionais de uma escola pública do interior de São Paulo(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Stefanini, Jaqueline; Cavalin, Luciana; Silva, Débora; Camargo, Natália; Sani, Ana; Scherer, Edson; Scherer, Zeyne; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste estudo objetivou conhecer a percepção dos profissionais de uma escola da rede pública estadual de educação básica do interior do Estado de São Paulo, sobre o meio escolar onde desempenham suas funções. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, em que os dados foram coletados a partir de um questionário, numa amostra de 21 profissionais, com idades entre 20 e 60 anos. Os resultados mostram que apesar da percepção positiva em relação a estrutura física da escola, há falta de recursos financeiro que afetam o seu funcionamento. O envolvimento dos pais é negativo e existem comportamentos problemáticos na escola que exigem o envolvimento de todos os atores escolares e equipe multidisciplinar para melhorar o sistema disciplinar da escola. Conclui-se que a avaliação do meio escolar pode contribuir para o desenvolvimento de ações intersetoriais, tendo como propósito a prevenção e enfrentamento dos comportamentos problemáticos dos estudantes e a violência.