R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 03 (2016)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 03 (2016) por assunto "COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Improving entrepreneurial skills in Portugal Higher Education - a case study in Alto Minho Region(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Rodrigues, Helena; Barreto, Luís; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO tema empreendedorismo é identificado como uma alavanca de mudança com o intuito de aumentar o crescimento económico e a transformação da sociedade. Em particular, deve ser usado como uma estratégia de contrarresposta à atual crise e como um meio para combater a apatia, a inércia e a falta de iniciativa empresarial. Sabe-se que a educação para o empreendedorismo aumenta as intenções individuais para iniciar um negócio. O maior desafio no Ensino Superior é o romper com os métodos tradicionais de estudos, onde os alunos e suas famílias pensam na criação de novos funcionários para outras empresas e não para criar um novo empregador. A educação para o empreendedorismo visa produzir graduados com um conjunto de competências e uma mentalidade empreendedora, cujo objetivo final é desenvolver ideias originais que darão resposta a carências e necessidades identificadas no mercado. Na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, um conjunto integrado de projetos e atividades estão a tentar contribuir para a melhoria das competências empresariais da região: desde oficinas abertas à comunidade, a projetos individuais dos alunos para preparar uma empresa startup, têm sido várias as contribuições para aumentar as novas capacidades dos alunos e melhorar a sua identidade empresarial. Alguns dos objetivos destas iniciativas integradas referem-se a: desenvolver a capacidade de aplicar conceitos e teorias abordados durante o curso de uma forma integrada, proporcionando-lhes a oportunidade de confrontar as teorias estudadas com as práticas profissionais existentes destinadas a experiência de consolidação e desempenho profissional; preencher lacunas específicas em áreas consideradas relevantes para o progresso e desenvolvimento da sua futura atividade profissional; fornecer uma visão prática da realidade empresarial através da formulação de ideias com potencial para a preparação de planos de negócios e marketing; fornecer aos estudantes ferramentas de execução, acompanhamento e gestão de negócios adequadas; incentivar o espírito empresarial e uma cultura ética e pró-ativa através da implementação de projetos que conduzam à solução de problemas e melhorias em processos organizacionais.