R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 03 (2016)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 03 (2016) por assunto "INNOVATION"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item The relevance of the organization's entrepreneurial leader: Case Study - Automobile sector in the municipality of Vila Nova de Famalicão(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Gomes, Penélope; Dieguez, Teresa; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO empreendedorismo é um conceito cada vez mais presente nas organizações empresariais ou nos sistemas educacionais, assumindo um destaque incremental no debate público no que concerne ao futuro das políticas económicas para a competitividade, no âmbito da economia do conhecimento e da sociedade da informação. A sua pertinência instigou o estudo nas suas diversas valências, agudizado pela crise estrutural do capital. A análise privilegiadamente comportamental do perfil do empreendedor e a identificação do seu papel nas organizações foi corroborada por um estudo de caso sobre empresas do ramo automóvel em Portugal, Vila Nova Famalicão. Anui-se uma relação estreita entre o conceito de empreender e a descoberta profícua de oportunidades, que se fundeiam num espírito de mudança e inovação, central ao empreendedor. A competitividade afigura-se como premissa basilar na criação de valor e no progresso sustentável das organizações. O estudo permitiu atestar também uma dissimilitude de conceitos e aceções, alicerçados em evidências empíricas e científicas ainda exíguas. O trabalho objetivou assim uma maior sensibilização das comunidades organizacionais e académicas a esta temática, que contribua para uma compreensão mais abrangente e atual da sua relevância no seio das organizações. A mudança multidimensional de paradigma insurge-se num contexto situacional económico-financeiro estruturalmente debilitado, o que instiga a uma transfiguração dos conceitos e padrões observados até aqui. O empreendedorismo e o perfil comportamental do líder empreendedor assumem assim uma capital importância no processo eficaz de criação de valor: incremental, diferenciador e sustentável.