Mestrado em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva
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Percorrer Mestrado em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva por assunto "AVC"
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Item Estimulação cognitiva em doentes que tiveram AVC, com défices de atenção e memória, utilizando ambiente de realidade virtual(2013) Coelho, Carla Helena Loureiro Ferreira; Gamito, Pedro, orient.Atualmente ainda surgem dúvidas na vantagem de utilização de ambientes de realidade virtual na reabilitação cognitiva. Com o intuito de verificar se existe vantagem ou não, na utilização desta nova tecnologia, realizou-se o presente estudo. O objetivo deste estudo foi verificar se a estimulação cognitiva em doentes resultantes de AVC, com défices de atenção e memória, utilizando ambiente de realidade virtual, melhoravam em relação aos doentes em que não foi efetuada estimulação cognitiva com o recurso de ambiente em realidade virtual. Para estudar este tema, utilizou-se um cenário de ambiente virtual com tarefas específicas de forma a estimular a atenção e memória dos doentes. A amostra foi composta por 20 doentes resultantes de AVC, tendo sido efetuados dois grupos com 10 elementos cada, num grupo foi utilizado ambiente de realidade virtual e no outro grupo não foi utlizado ambiente de realidade virtual. Os dados resultantes deste estudo demonstram diferenças significativas na estimulação cognitiva referente à memória.Item Reabilitação neurocognitiva dos processos atencionais e mnésicos em casos de acidente vascular cerebral com utilização de ambientes virtuais(2013) Martins, Marta Filipa de Carvalho; Gamito, Pedro, orient.O Acidente Cerebral Vascular (AVC) é considerado um dos défices neurológicos agudos mais comuns e das principais causas de morte em Portugal. Neste sentido, a tónica da reabilitação incide na reaquisição das capacidades cognitivas afectadas. Com efeito, o objectivo do presente estudo é verificar o impacto do plano de reabilitação cognitiva com recurso à Realidade Virtual no desempenho cognitivo de um grupo de utentes do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, com diagnóstico de AVC após oito sessões de treino e estimulação cognitiva. A amostra clínica é constituída por nove sujeitos (N=9) com uma média de idades de 52,67 anos (DP=14,70) dos quais três são mulheres (N=3; 33,3%) e seis são homens (N=6; 66,7%). Os resultados desta investigação revelaram uma diferença estatisticamente significativa entre os dois momentos da avaliação neuropsicológica Montreal Cognitive Assessment (Z=-2,524; p= ,012) e da Wechsler Memory Scale (Z= -2,666; p= ,008). Com base nos resultados obtidos, verificou-se que os ambientes virtuais têm no processo de reabilitação cognitiva. Neste sentido, urge a necessidade de instaurar planos desta natureza nos hospitais e centros de reabilitação, de modo a proporcionar a reaquisição das funções cognitivas lesadas e consequente melhoria da qualidade de vida dos utentes.Item Tarefa de treino cognitivo através de um multibanco em pacientes com AVC e TCE(2022) Pereira, Rita Rocha; Gamito, Pedro, orient.A lesão cerebral adquirida (LCA) tem consequências que afetam a autonomia dos pacientes, nomeadamente no que respeita às atividades da vida diária (AVDs). No sentido de diminuir o impacto que essas mesmas alterações irão ter na vida do paciente, é importante desenvolver tarefas diversificadas para que o seu treino e execução promova a otimização das áreas comprometidas e o fortalecimento das que se encontram conservadas. O uso da realidade virtual oferece um diferente conjunto de vantagens à reabilitação quando comparada a métodos tradicionais, no entanto, é necessário confrontar as soluções em RV com as soluções tradicionais que já se encontram validadas ou com tarefas reais, a partir das quais as primeiras são desenhadas. Este estudo compreende uma amostra de 100 participantes de ambos os sexos. Os participantes foram divididos em quatro grupos: grupo 1 com LCA e tarefa virtual; grupo 2 com LCA e tarefa real; grupo 3 sem LCA e tarefa virtual; grupo 4 sem LCA e tarefa real. É importante referir que cada participante só realizou uma tarefa, ou no real ou no virtual e as tarefas não envolveram qualquer transação monetária (ex. consulta de horário da CP). Era esperado que o desempenho entre esta tarefa e a sua congénere real seja semelhante. Os resultados demonstraram que o tipo de ambiente em que a tarefa se realizou não teve influência nos tempos de realização o que favorece a validade ecológica da tarefa. Demonstraram também uma relação inversa entre os resultados do MoCA e da FAB e o tempo de realização da tarefa, isto é, os participantes com os resultados mais baixos foram os que demoraram mais tempo. O presente estudo contribuiu para a investigação na área da reabilitação através de um exercício de treino cognitivo com recurso a um MB virtual.