FEFD - Faculdade de Educação Física e Desporto
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Percorrer FEFD - Faculdade de Educação Física e Desporto por assunto "ADAPTED PHYSICAL ACTIVITY"
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Item As necessidades educativas especiais e a avaliação em educação física(2013) Duarte, Patrícia Alexandra Mendes; Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.A partir do conceito inclusão, pretendemos analisar a forma como a avaliação (inicial, formativa e sumativa) é construída e aplicada pelos Professores de Educação Física aos alunos com necessidades educativas especiais. Desta forma, a pergunta de partida deste estudo centrou-se numa temática principal, a avaliação: Será a avaliação em Educação Física adaptada às crianças e jovens com necessidades educativas especiais? A metodologia e instrumento utilizados para o presente estudo, foram as entrevistas. Estas por sua vez, foram realizadas com docentes de Educação Física que possuíam alunos com necessidades educativas especiais (especificamente deficiências) nas suas turmas. Posteriormente, após a recolha dos dados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados obtidos com as entrevistas e tratamento das mesmas, levaram-nos a concluir, que apesar de avaliação ser realizada pelos professores e sofrer adaptações específicas, muitas vezes não é tão valorizada como se desejaria. Sentimos uma grande valorização ao nível das adaptações curriculares, bem como da importância dos apoios e da vertente social que estão implícitas na inclusão.Item Observação e análise técnico-tatica da eficácia ofensiva no goalball(2020) Ferreira, Márcia Daniela Faria; Santos, João Alberto Valente dos, orient.Objetivos: Analisar a literatura científica dedicada à observação e análise técnico-tática na modalidade de Goalball, no que se refere à ação ofensiva, com a finalidade de desenvolver um instrumento observacional com validade científica e de utilidade prática, que permita fornecer informações relevantes para o treino/competição, incrementando o rendimento desportivo dos atletas/equipas. Pretendeu-se ainda testar o instrumento observacional, com a obtenção de informação pertinente acerca do desempenho desportivo de atletas masculinos de elite. Metodologia: Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura mediante as orientações PRISMA. Subsequentemente, foi realizada uma investigação transversal de natureza quantitativa, não experimental, exploratória e descritiva. Posteriormente, foi desenvolvido, baseado na literatura disponível e na experiência da autora, com uma fase exploratória de observação de jogos, o instrumento observacional. O mesmo foi apresentado a um painel de especialistas internacionais que validaram o seu conteúdo, sendo, seguidamente, testada a sua confiabilidade, através da análise da concordância intra e inter-observadores, obtida pelo teste kappa de Cohen. Por último, foi realizada uma investigação, com desenho do tipo observacional sistemático não participante, para testagem do instrumento observacional. Resultados: O primeiro estudo culminou na inclusão de quatro artigos que avaliam e estudam a observação e análise técnico-tática especificamente no Goalball. No segundo estudo, os dados intra e inter-observadores foram considerados confiáveis. Foram obtidos resultados que permitem a identificação das ações mais frequentes de jogo vs as ações mais eficazes. Os resultados indicam ainda correlações significativas entre algumas das categorias do instrumento observacional em estudo. Conclusões: Os sistemas de observação e análise fornecem informações relevantes durante o jogo de Goalball, à semelhança do que acontece em qualquer outro desporto. Para isso, contribuem instrumentos específicos como o desenvolvido, comprovada a sua confiabilidade. Foi ainda possível obter, com a aplicação do instrumento observacional, informação relevante sobre o desempenho de atletas/equipas, em especial as ações ofensivas mais eficazes, que deve ser levada em consideração em treinos/competições, para aumentar a especificidade dos mesmos e fomentar a sua otimização.Item Relatório final de estágio : Seleção Paralímpica Portuguesa modalidade de judo- seniores masculinos : época desportiva 2018/2019(2020) Machado, João Manuel de Sousa; Monteiro, Luís Fernandes, orient.A elaboração do presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito Mestrado em Treino Desportivo, ministrado pela Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, visa a obtenção do grau de mestre. O estágio foi realizado na Federação Portuguesa de Judo, com a Seleção Portuguesa Paralímpica de Judo Sénior, na época desportiva 2018/2019. Este relatório tem como objetivo efetuar uma análise aprofundada e reflexiva sobre o processo de treino e preparação para a competição destes judocas de alto rendimento, no âmbito do Judo Adaptado a pessoas com deficiência, neste caso, visual. No decorrer do macrociclo 2018/2019, foram realizados 22 microciclos e 110 unidades de treino. Os microciclos estão distribuídos em 5, no período de preparação geral (18,1%), 8 no de preparação específica (36,4%), 7 no período de competição (31,9%) e 3 no período de transição (13,6%), num volume total de treino de 10350 minutos. Para além das vertentes técnicas e táticas, foi dada importância à preparação física e sua adaptação às necessidades especificas destes atletas, verificando-se uma evolução positiva ao longo da época. Quanto ao processo competitivo, a equipa esteve presente em 4 competições ao nível nacional (1 Campeonato Nacional e 3 Provas Associativas) e 5 Campeonatos Internacionais, em 9 estágios nacionais e 2 estágios internacionais. A maioria dos objetivos competitivos foram alcançados, não se sabendo ainda, na presente data, se algum atleta conseguiu o apuramento para os Jogos Paralímpicos Tokyo 2021, uma vez que ainda faltam provas de qualificação, em devido ao adiamento dos Jogos Paralímpicos para agosto de 2021. No âmbito deste relatório elaboramos um artigo sobre a comparação da aptidão física dos atletas da equipa paralímpica e olímpica de Judo, onde foi analisado o perfil fisiológico, nos fatores cardiorrespiratórios, neuromusculares e de aptidão especifica, essencial na prática do Judo. Podemos afirmar que o treino de judocas cegos é muito semelhante à dos indivíduos normovisuais, se lhes forem fornecidas as ferramentas necessárias - adaptação das técnicas e uma boa preparação física e psicológica, com ajuda de uma equipa multiprofissional.Item Relatório final de estágio curricular no Comité Paralímpico de Portugal : o impacto do dia paralímpico nos participantes dos eventos de Caldas da Rainha e Évora(2018) Anacleto, Luísa Paula Quintino; Marivoet, Maria Salomé Fernandes Martins, orient.O presente relatório de estágio insere-se no estágio curricular do Mestrado em Sociologia do Desporto, Organização e Desenvolvimento da ULHT, que decorreu no Comité Paralímpico de Portugal. Além de toda a formação pessoal e profissional que um estágio proporciona, o mesmo compreendeu, ainda, a elaboração de um estudo sobre o Impacto do Dia Paralímpico nos participantes do evento promovido pelo CPP. Neste contexto, pretendemos saber na investigação realizada, de que modo a participação no Dia Paralímpico influencia a importância atribuída ao desporto para pessoas com deficiência. O estudo implicou a aplicação de inquéritos por questionário a uma amostra de 227 participantes nas ações do Dia Paralímpico realizadas na Escola Rafael Bordalo Pinheiro de Caldas da Rainha e na cidade de Évora. Após a análise dos resultados, pudemos concluir, que a participação no Dia Paralímpico obteve uma grande aceitação junto dos alunos envolvidos no evento, proporcionando através do contato com as modalidades paralímpicas, conhecer e experimentar uma outra realidade social, interagir e conhecer as limitações físicas, e assim percecionar a importância do desporto na vida das pessoas com deficiência. Os dados obtidos pretendem ser um contributo para a sensibilização, compreensão e valorização do desporto para pessoas com deficiência, assim como um instrumento de planeamento para divulgação e promoção da realidade paralímpica e dos princípios do “Movimento Paralímpico”, tendo em vista delinear estratégias de intervenção e dinamização de atividades que coloquem a população escolar e a população em geral em contato com o Desporto Adaptado. Importa ainda referir que o presente relatório visa fazer uma apresentação sistemática e atualizada da forma como o desporto adaptado é acolhido em Portugal e expor uma análise da experiência profissional desenvolvida durante o estágio curricular.