Doutoramento em Educação Física e Desporto
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação Física e Desporto por assunto "APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Ejercicio físico de alta intensidad en niños:efecto de juegos intermitentes de alta intensidad sobre la aptitud cardiorrespiratoria y la composición corporal en escolares(2019) Reyes Amigo, Tomás Rodolfo; Palmeira, António Labisa, orient.Introdução: O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) tem sido objecto de interesse científico nos últimos anos, devido aos benefícios que têm sido reportados em variáveis relacionadas com a saúde. Este estudo objectivou analisar os efeitos de uma intervenção em aulas de Educação Física (EF) com exercício intermitentes de alta intensidade sobre a condição cardiorrespiratória (APC) e composição corporal em crianças de 9 e 10 anos, comparando-os com exercícios de intensidade moderada. Para se cumprir este objectivo, realizaram-se 4 estudos: I) revisão sistemática acerca do HIIT em pré-adolescentes, II) protocolo de estudo sobre a intervenção com o HIIT, III) efeitos dos jogos intermitentes de alta intensidade em crianças e, IV) análise dos moderadores do efeito da intervenção. Os estudos III e IV fornecem as informações mais relevantes sobre os efeitos. Métodos: O estudo I seguiu o protocolo PRISMA, no estudo III experimental participaram 66 estudantes voluntários com idades entre os 9 e 10 anos, num desenho experimental com pré- e pós-teste e follow-up; formando-se 2 grupos, um de jogos intermitentes de alta intensidade (HIIG) e outro com jogos de moderada intensidade (MIG). Ambos os grupos realizaram 2 sessões por semana durante 3 meses. A APC foi estimada através do teste vai-vém de 20 metros e a composição corporal através do IMC, circunferência de cintura (CC), percentagem de massa gorda (BF%) e soma das pregas subcutâneas. O estudo IV analisou a moderação do estudo experimental. Resultados: Na APC, os HIIG aumentaram a APC pós-intervenção quando comparados com o os MIG (F= 35,275, P= .026). O IMC e o IMCz-score não se alteraram em qualquer uma das intervenções (F= 1,162, P = .287). Verificou-se uma interação significativa tempo x grupo na CC (F= 7,106, P= .011), o HIIG aumentou a CC enquanto que o MIG a diminui. Não se verificaram diferenças na interacção tempo x grupo na BF% (F= 0,408, P= .526). Este resultado foi similar ao obtido na soma das pregas. O sexo, estadio de maturação e idade não moderam a evolução da APC. Uma moderação significativa foi observada na evolução da CC, com os mais jovens e com estadio 2 de maturação a melhorarem mais na CC. Conclusões: O HIIG aumentou o APC; enquanto a CC evoluiu positivamente a MIG. De acordo com os resultados dos moderadores, é possível realçar que os exercícios de alta intensidade propostos podem ser incorporados nas aulas de EF independente do sexo, estágio de maturidade sexual e idade do estudante.