Mestrado em Economia
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Percorrer Mestrado em Economia por assunto "CONSUMER BEHAVIOUR"
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Item Pagamentos digitais(2024) Manco, Diana Margarida Pinto Nunes; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; CABUGUEIRA, MANUEL FRANCISCO MAGALHÃESA evolução das novas tecnologias nas últimas décadas tem revolucionado diversos aspetos da sociedade. Em específico, esta revolução afetou a forma como o consumidor adquire produtos e serviços, bem como os seus hábitos de consumo. Esta nova realidade tem como base os pagamentos digitais, que sofreram uma transformação radical e que se agravou com a pandemia Covid-19. Os métodos de pagamento digitais estão a ganhar cada vez mais importância no dia a dia das empresas e dos consumidores. O aumento da sua popularidade deve-se a diversos fatores, sendo que o mais importante é o avanço tecnológico e a sua acessibilidade. Foi identificada uma tendência decrescente nos pagamentos em dinheiro ainda antes da pandemia do coronavírus que foi verificada no estudo do Banco Central. Ainda assim, os pagamentos a dinheiro ainda representam 59% e que é uma diminuição considerável quando comparado com os 79% em 2016. Existe uma compreensão limitada do potencial e impacto dos pagamentos digitais no futuro e na sociedade. Neste sentido, o objetivo da dissertação é explorar os pagamentos digitais e os seus fatores determinantes e inibidores na adoção em Portugal. Através do inquérito, desenvolvido no contexto desta dissertação, foi possível identificar que os portugueses estão a adotar novos métodos de pagamento digitais tais como o MB Way. Através da metodologia aplicada, não foi possível relacionar a faixa etária, rendimento mensal, nível de formação académica, com maior literacia digital e utilização de tecnologias digitais. No entanto, diversos estudos consultados revelam que as pessoas com menor rendimento e menor nível de formação serão os mais impactados na adaptação a novos sistemas monetários e aos métodos de pagamentos. Este grupo social será impactada negativamente pelo desaparecimento do dinheiro o que pode agravar a desigualdade social. Palavras-chave: Pagamentos Digitais; CBDC; Hábitos de Consumidor.Item A perceção e o comportamento dos consumidores perante crises sociais e económicas(2023) Afonso, Rita Isabel Valadas; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; CABUGUEIRA, MANUEL FRANCISCO MAGALHÃESApós vários anos de sucessivas crises, foi notório alterações dos comportamentos dos consumidores, fossem estes diretamente obrigados devido a medidas governamentais ou de forma reativa perante acontecimentos vários. Este estudo visou entender essas alterações e perceber se os consumidores são irracionais, através da análise e comparação das heurísticas de Tversky e Kahneman. Pretende-se que seja relevante para uma análise mais humana e comportamental de procedimentos que, muitas vezes, são intuitivos e irracionais, utilizando a Economia Comportamental como base de estudo, uma interseção da Psicologia com a Economia. Foi realizada uma análise a uma parte da população portuguesa, através de um inquérito realizado na segunda metade de 2023. Palavras-chave: Economia Comportamental; Crise, Perceção; Comportamento; Sentimento económico; Incerteza