Cadernos de Sociomuseologia nº 28 (2007) : Actas do XII Atelier Internacional do MINOM / Lisboa
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Cadernos de Sociomuseologia nº 28 (2007) : Actas do XII Atelier Internacional do MINOM / Lisboa por assunto "LOCAL MUSEUMS"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item 10° Encuentro estatal de museos comunitarios y juntas vecinales de Nayarit Centro Inah Nayarit concepción, método y vinculación de la museología comunitaria(Lusofona University, 2007) Lugo, Raúl Andrés Méndez; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoLa museología comunitaria es una disciplina de las ciencias sociales que tiene como propósito fundamental desarrollar un proceso de organización comunitaria en torno a la planeación y operación de espacios educativos y culturales dedicados a la investigación, protección, conservación, valoración y difusión del patrimonio natural y cultural de una comunidad o región determinada, cuya misión es promover e instrumentar procesos de enseñanza-aprendizaje que contribuyan en el desarrollo integral para el mejoramiento de la calidad de vida de la población. La museología comunitaria se sustenta en tres conceptos básicos: 1. El Territorio; 2. El patrimonio y 3. La comunidad.Item Le musee local de la nouvelle generation au Portugal, un pas en avant dans la gestion communautaire qualitative : essai d'interprétation épistémologique(Lusofona University, 2007) Mayrand, Pierre; Moutinho, Mário Caneva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoLe musée local, au Portugal, tel qu’il apparaît dans la perspective de la révolution socio-cultureile de 74, puis projeté à l’avant-scène de la muséologie portugaise renaissante, lors du IIe Atelier international de Nouvelle muséologie (Lisbonne/Seixal/Monte Redondo — Musées locaux/Nouvelle musólogie, novembre 85), se perpétue jusqu’à nos jours, tout au moins dans le discours de ses promoteurs, préoccupé par le rapport aux pouvoirs et aux populations. Fortement enraciné dans la structure municipale et associative, utilisé à ses débuts, à des degrés divers, comme un outil de militance communautaire, le musée local présente un modèle muséographique de type ethnographique diffusé à travers le pays. Celui-ci est fondé sur la participation de donateurs d’objets utiles de la vie courante, mis à contribution dans le programme, de même que sur l’apport des savoir-faire populaires et artisanaux, évitant de tomber dans le folklorisme par une réflexion alimentée par les universitaires. Ce mouvement naissant correspond à la mode de l’écomusée dont il épouse certains contours, tout en demeurant enraciné dans la tradition ethnographique du pays.Item O novo museu das gentes brasileiras : criação, reconhecimento e sustentabilidade dos processos museológicos comunitários(Lusofona University, 2007) Priosti, Odalice Miranda; Varine, Hugues de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAbordam-se questões teóricas e práticas inerentes aos processos museológicos de claro perfil comunitário, onde os museus podem ser entendidos como criações autênticas de comunidades, no seu trabalho de construção e sustentação de sua memória social. No contexto do panorama diversificado das museologias sociais , comunitárias, territoriais e ecomuseologia na contemporaneidade, propõe-se a profissionalização de responsáveis por museus locais, ecomuseus e museus comunitários pela oferta de capacitação em cursos ou oficinas e a inclusão gradativa da Museologia Comunitária nas graduações, especializações e cursos de extensão , apostando no jogo da formação e da qualificação das comunidades que desejam gerir seus museus e assim “ agarrar a mudança”.Item Projet d' ecomusees et de centre de ressources educatives autour du parc national de Gorongosa (Mozambique)(Lusofona University, 2007) Araquechande, Baldeu; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs acções deste Projecto Educativo visam a criação e manutenção de uma rede de serviços educativos que contemplem três comunidades - Canda, Nhancuco e Vinho na zona envolvente do Parque Nacional da Gorongosa – Sofala – Moçambique9. O projecto configura como pólos as escolas locais e museus comunitários (a criar em cada uma das comunidades) visando a conexão entre a Educação formal e não formal, com a vida local e a compatibilização desta, com base num modelo dinâmico de acção. A criação desta rede de serviços, compatível com a realidade local, visa como destinatários a população, da idade de pré-escolar à escolaridade e à Educação não formal de adultos, no qual se inclui o grupo das mulheres. O desenvolvimento deste projecto para além de assentar na criação dos museus comunitários será coadjuvado com base na criação de um Centro de Recursos Educativos em Chitengo. Este centro de recursos funcionará como base logística de ajuda e suporte à zona e contemplará um Programa permanente de Acompanhamento de Professores, Monitores e outros líderes locais. Nele serão concebidos materiais educativos/de divulgação com base na articulação de saberes e resposta a necessidades da população. Esta concepção é compatível com vários eixos do modelo de Desenvolvimento Sustentável previsto pela Fundação Carr para o Parque Nacional da Gorongosa e zonas envolventes, contemplando do ponto de vista teórico-prático as necessidades no âmbito de Desenvolvimento Sustentável, a saber: a inclusão de géneros e de todos os escalões etários, a Educação para a Saúde, Educação Ambiental e Literacia das crianças e jovens até ao 5º ano de escolaridade.Item Rapport d'evaluation de la Banque Culturelle de Fombori (Mali)(Lusofona University, 2007) Waongo, Alassane; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoI. INTRODUCTION PAGE II. BUTS ET OBJECTIFS DE L’EVALUATION PAGE III. METHODOLOGIE DE L’EVALUATION PAGE IV. PRÉSENTATION DE LA BANQUE CULTURELLE DE FOMBORI PAGE IV.1. Naissance de la banque culturelle IV.2. Objectifs de la banque culturelle IV.3. Résultats attendus IV.4. Fonctionnement de la banque culturelle IV.5. Gestion de la banque culturelle IV.6. Description du problème abordé et des groupes cibles IV.7. Description des activités de la banque culturelle IV.8. Relations avec les services techniques et les autres partenaires V. RESULTATS DE L’EVALUATION PAGE V.1. Atteinte des objectifs V.2. Pertinence du concept mis en avant V.3. Qualité de la mise en oeuvre V.4. Qualité des partenariats établis V.5. Impact du projet VI. CONCLUSION ET RECOMMANDATIONS PAGE VI.1. Problèmes et contraintes VI.2. Recommandations VII. ANNEXES PAGE - Termes de référence pour l’évaluation du projet - Liste des personnes rencontrées - Programme de la mission