Cadernos de Sociomuseologia nº 28 (2007) : Actas do XII Atelier Internacional do MINOM / Lisboa
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Cadernos de Sociomuseologia nº 28 (2007) : Actas do XII Atelier Internacional do MINOM / Lisboa por assunto "MOÇAMBIQUE"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Projet d' ecomusees et de centre de ressources educatives autour du parc national de Gorongosa (Mozambique)(Lusofona University, 2007) Araquechande, Baldeu; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs acções deste Projecto Educativo visam a criação e manutenção de uma rede de serviços educativos que contemplem três comunidades - Canda, Nhancuco e Vinho na zona envolvente do Parque Nacional da Gorongosa – Sofala – Moçambique9. O projecto configura como pólos as escolas locais e museus comunitários (a criar em cada uma das comunidades) visando a conexão entre a Educação formal e não formal, com a vida local e a compatibilização desta, com base num modelo dinâmico de acção. A criação desta rede de serviços, compatível com a realidade local, visa como destinatários a população, da idade de pré-escolar à escolaridade e à Educação não formal de adultos, no qual se inclui o grupo das mulheres. O desenvolvimento deste projecto para além de assentar na criação dos museus comunitários será coadjuvado com base na criação de um Centro de Recursos Educativos em Chitengo. Este centro de recursos funcionará como base logística de ajuda e suporte à zona e contemplará um Programa permanente de Acompanhamento de Professores, Monitores e outros líderes locais. Nele serão concebidos materiais educativos/de divulgação com base na articulação de saberes e resposta a necessidades da população. Esta concepção é compatível com vários eixos do modelo de Desenvolvimento Sustentável previsto pela Fundação Carr para o Parque Nacional da Gorongosa e zonas envolventes, contemplando do ponto de vista teórico-prático as necessidades no âmbito de Desenvolvimento Sustentável, a saber: a inclusão de géneros e de todos os escalões etários, a Educação para a Saúde, Educação Ambiental e Literacia das crianças e jovens até ao 5º ano de escolaridade.