Revista Lusófona de Educação n.º 28 (2014)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 28 (2014) por assunto "ACADEMIC CURRICULA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Carlinda, Leite; Kátia, Ramos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Ensino Superior, desde o final do século XX, tem sido objeto de reformas advindas de políticas internacionais (Robertson, 2009; Lima, 2012b) com efeitos, nomeadamente na organização dos cursos e nos processos de desenvolvimento curricular. Estes processos exigem modos de trabalho pedagógico docente onde os estudantes sejam considerados sujeitos ativos do ensino-aprendizagem-avaliação (Zabalza, 2011; Luke, 2011). No quadro desta problemática, este artigo dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto (U.Porto) que teve como objetivo analisar implicações de políticas decorrentes do Processo de Bolonha (PB) na organização e no desenvolvimento do currículo e nos efeitos gerados no exercício da docência. Partindo de conceções de currículo que suportam políticas de ensino superior em Portugal na fase pós-Bolonha (Leite & Fernandes, 2011), o estudo, na sua componente empírica, recolhe dados, através de um questionário com duas perguntas fechadas e uma aberta, a docentes da U.Porto. A análise desses dados, realizada por uma estatística simples (perguntas fechadas) e por análise de conteúdo (Krippenendorf, 2003) dos discursos enunciados (pergunta aberta), aponta para a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas, decorrentes do ideário que acompanhou o PB e as condições existentes para a (re)configuração da organização e do desenvolvimento do currículo, na concretização de um modo de trabalho pedagógico de orientação crítica.