Revista Lusófona de Educação n.º 28 (2014)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 28 (2014) por assunto "ANÁLISE DE CONTEÚDO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Verbo-visualidades e teatralidades em diálogo : produção de sentidos para o conhecimento em arte e a partir da arte(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Gonçalves, Jean Carlos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo desse trabalho, desenvolvido como projeto de pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Brasil é analisar a produção de sentidos sobre a prática teatral universitária sob a ótica da dimensão verbo-visual. O corpus é composto por protocolos de aula produzidos por alunos da disciplina Jogo Teatral e Improvisação I (2012/I), que integra a Graduação em Produção Cênica, da Universidade Federal do Paraná/Brasil. A partir da Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin e o Círculo), para a qual a noção de enunciado deve ser transportada para além da textualidade escrita, abrangendo outros campos da comunicação, a pesquisa põe os estudos teatrais em diálogo com as artes visuais, no trabalho entre a dimensão verbo-visual e a produção de sentidos sobre teatro no contexto de educação. Os protocolos verbo-visuais escolhidos para discussão nesse artigo, permitem um olhar para a aula de teatro como um espaço de diferentes sentidos para o conhecimento, que vão desde o científico, o teórico e o escolar até o conhecimento do sujeito sobre si e seus pares ao vivenciar a prática artística no espaço universitário. Um conhecimento que surge por teatralidades e pode ser analisado a partir de verbo-visualidades. Conhecimento em arte e a partir da arte.