ECATI - Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ECATI - Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação por assunto "20TH CENTURY"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Arquitectura e Binário, 1940-1979 : as (in)visibilidades das mulheres na arquitectura portuguesa(2017) Almeida, Tiago Alexandre Catarino de; Pedrosa, Patrícia Alexandra Dias Santos, orient.Esta tese tem como objectivo contribuir para a história das mulheres na arquitectura portuguesa, procurando traçar uma parte do seu percurso através da visibilidade das mulheres na imprensa da especialidade, em particular nas publicações realizadas nas revistas Arquitectura e Binário no período compreendido entre 1940 e 1979. É propósito desta dissertação procurar entender, através da análise do momento de publicação e da frequência e constância destas publicações no espaço de tempo em estudo, a evolução do envolvimento e aceitação da mulher no mundo da arquitetura em Portugal, procurando estabelecer uma relação com o contexto social, económico e político vivido no País ao longo das décadas em estudo. Numa primeira fase, é efectuada uma contextualização histórica da arquitetura em Portugal, seguida de uma recapitulização das publicações em arquitectura portuguesa. O tema da mulher é abordado através de noções da evolução do papel da mulher na Europa e posteriormente abordado o percurso do papel da mulher na sociedade portuguesa e na arquitetura em Portugal. Por fim, é apresentada a pesquisa efectuada nas duas publicações em estudo e analisados os resultados obtidos.Item Spanish Stereoscopic Commercial Photography in the 20th Century: 'El Turismo Práctico' and 'Rellev'(Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2018) Fernández Rivero, Juan Antonio; García Ballesteros, Maria TeresaThroughout the twentieth century, the two major projects carried out in Spain to commercialize ste- reoscopic photography were those of the Barcelona publishing house Alberto Martín and the photo- grapher José Codina Torrás, both projects with an obvious tourist orientation. During the decade of 1910, the publishing house Alberto Martín launches a collection of stereosco- pic views of Spanish cities and monuments entitled "El Turismo Práctico”. The views were presented in standard size card mounts, grouped by cities, usually presented in envelopes with fifteen prints. On the other hand, José Codina Torrás starts to make stereoscopic series in 1929 on the occasion of the international fairs of Seville and Barcelona. He uses the Verascope format (45x110 mm): positive glass plates marketed in cardboard boxes and grouped by themes. Later he published his collection of Spanish views in card mounts (6x13 mm). Along with these, and under the brand “Rellev”, he launches between 1930 and 1936 a range of side products, including various types of stereoscopes and projectors.