ECATI - Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
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Item O 11 de Setembro como mega-acontecimento: um desafio à globalização(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Claudia, Alvares; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoDefende-se, neste texto, que o 11 de Setembro põe em causa os parâmetros de definição tradicional de «acontecimento mediático», revelando uma função simultaneamente integradora e desagregadora. Ao mesmo tempo que serviu para consolidar um comunitarismo ocidental definido em relação a uma alteridade islâmica ameaçadora, também enfatizou a existência de fissuras numa globalização não homogénea, deixando em aberto divisões acentuadas entre centro e periferia. A especificidade do 11 de Setembro prende-se ainda com o facto desse acontecimento ter sido produzido para os media por aqueles que pretendiam desafiar o sistema de globalização de que os media fazem parte. Assim, este mega acontecimento adquire conotações particularmente perversas, pois o ritual ao qual deu origem foi, em parte, ditado pelo ‘outro’, com o intuito de utilizar os media como espaço público de contestação, combate e confronto em tempo real.Item O 18 de janeiro de 1934 na Marinha Grande : a imprensa local na (re)construção do mito(2018) Ferreira, António José Lopes; Ferreira, Nuno Estêvão, orient.Em 18 de janeiro de 1934 eclodiu em várias localidades de Portugal, nomeadamente na então vila da Marinha Grande, hoje cidade com cerca de 40 mil habitantes, um movimento insurrecional que pretendia derrubar o Estado Novo e, dessa forma, abolir a legislação que pretendia condicionar o sindicalismo livre. A ação revolucionária do operariado português, intentada fundamentalmente por anarco-sindicalistas e comunistas, unidos numa Frente Única, foi «esmagada» por Salazar, sem grandes dificuldades. O homem que liderou Portugal com «mão-de-ferro» até 1968 aproveitou a oportunidade para usar habilmente a imprensa escrita e, assim, passar ao povo a mensagem que mais lhe interessava, ou seja, permitiu que os jornais de referência à época publicassem as ações que contribuíram para desestabilizar a ordem pública, designadamente atentados bombistas, cortes de linhas férreas e interrupção de energia elétrica. Se por um lado o novo regime autoritário utilizou engenhosamente a comunicação, em contraponto esta foi uma das falhas dos revoltosos que conceberam e promoveram a ação insurrecional, uma das mais duras derrotas do movimento operário português. Oito décadas após o 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande, continua muito por esclarecer. Esta tese visa observar as representações do movimento insurrecional na imprensa regional e local do distrito de Leiria (O Mensageiro, A Voz do Domingo, Região de Leiria, Jornal da Marinha Grande, O Correio, Jornal da Marinha Grande e Jornal de Leiria - 1934- 1984), verificando-se de que forma o conteúdo político da ação foi plasmado no papel, desde logo entre a ditadura e a democracia, presumindo-se que existem diferenças significativas, devido à presença permanente do censor durante os anos em que perdurou em Portugal o Estado Novo. Há ainda a ter em conta a dimensão como a efeméride foi comemorada e as apropriações que foram sendo feitas ao longo dos anos, designadamente pelo Partido Comunista Português, ou melhor, pelos seus dirigentes, bem como as controvérsias que daí resultaram.Item 20ª edição da quinzena de dança de Almada uma análise dos públicos dos espetáculos de dança(2013) Lopes, Maria João Gomes; Neves, José Soares da Silva, orient.Na presente dissertação de mestrado procurou-se caracterizar o público da dança contemporânea e analisar as suas práticas culturais. Para tal, foi selecionado como objeto de estudo, a Plataforma Coreográfica Internacional da 20ª edição da Quinzena de Dança de Almada - Contemporary Dance Festival (QDA) realizada entre 22 de Setembro e 7 de Outubro de 2012, com organização da Companhia de Dança de Almada (CDAlmada). Este evento cultural é um espaço de apresentação e promoção da dança, oferecendo ao público um conjunto de rúbricas representativas da dança contemporânea nacional e internacional. Além dos espetáculos, o festival abrange outras atividades relacionadas com a dança, como workshops, exposições, encontros, vídeodança e debates. Incluída na QDA, a criação de uma Plataforma Coreográfica Internacional abriu o evento à participação de companhias e criadores independentes de dança contemporânea de todo o mundo, tornando-se num importante ponto de encontro para coreógrafos e bailarinos. Foi utilizada uma metodologia quantitativa. Para este fim, construiu-se e aplicou-se um questionário autoadministrado aos espetadores da Plataforma Coreográfica Internacional da 20ª edição da Quinzena de Dança de Almada entre os dias 4 e 7 de Outubro de 2012 nos locais de realização dos espetáculos, Almada (Teatro Municipal e Auditório Fernando Lopes Graça), Lisboa (Centro Cultural de Belém – Black Box) e Sesimbra (Cineteatro Municipal João Mota). Para além deste inquérito, foi ainda realizada uma entrevista conjunta à coordenadora e à diretora artística do festival, Professora Maria Franco e a Professora Doutora Ana Macara, com vista a compreender as estratégias de programação e a relação com os públicos. Após a análise dos dados recolhidos, conclui-se que o público da QDA segue em termos gerais as características sociais dos públicos da dança. É maioritariamente feminino, relativamente jovem, solteiro, altamente qualificado (ensino superior e pós-graduação), trabalhador por conta de outrem, com atividade profissional nas profissões intelectuais e científicas e com práticas culturais frequentes. Reside em Almada mas também noutros concelhos, Salienta-se que a ida aos espetáculos da QDA é feita em família e também com amigos, sendo também estes o principal vetor de informação influenciando a sua participação no festival. Destaca-se o gosto por assistir a espetáculos de dança e o fato de ser um espetáculo da QDA, as principais razões apontadas para assistir aos espetáculos de dança. Relativamente à tipologia de relação com a QDA é um público na sua maioria iniciadoItem 24 February 2022 : for a geocinematic use of found images(Lusofona University, 2023) Barata, Hugo; Alves, Júlio; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasUnderlying the idea of precarity and the moving image, this paper describes the and theorizes about the original artwork 24TH FEBRUARY 2022 as a video-installation interconnected with the concepts of precarity in production, circulation, and participation in media culture today, this art-based research artwork tries to underpin the very nature of found material as a gateway from the public to the private, commenting on the spectacle of mass media images and also the production of “anarchival” gestures through which its possible to research a specific historic event. Included in a research project entitled FrameScapes that the authors are undergoing at this time, this research outcome relates to the war that Russia brought again to the gates of Europe when it invaded the Ukrainian territory, and also to the conflict in real-time - live action we could call it - in a way we haven’t seen since Desert Storm back in 1991. A continuous feed of videos and photographs in an era of multi-screen distraction and tiktokian dystopias, artists and creatives have the upper hand in constructing from scratch, just like the cubists would glue together a piece of old newspaper and a matchbox to paint a still-life. The precarious nature of found material to make art is present since the first vanguard movements, from Picasso to Duchamp. Through the arts, we’ve been always confronted with gestures of appropriation, quotation, found-footage, archival art, collage or the ready-made, all of these related to meager images. From Marcel Duchamp to Kurt Schwitters, from Douglas Gordon to Christian Marclay, artists have always looked into the metaphor of the precarious as a recontextualization and remediation of image and sound. The artwork 24TH FEBRUARY 2022 is an exploratory artwork about the world-as-camera-screen, responding critically and creatively to different structures of the social, economic and political contexts in today’s art research practice that deals with found materials. The phenomenon of a tele-visual structure presupposes different atopic tele-communities, built under the aegis of tele-presence and tele-objectivity – a dissolution of real space, that embraces geocinematics as a strong narrative contemporary structure, constructed with and bound by precarious images – images that are consistent with a tangible structure of the Real.Item 3-D: Realist Illusion or Perception Confusion? : The Technological Image as a Space for Play(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Gunning, Tom; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoThis paper seeks to explore the ambiguities of the devices of stereoscopic imagery both moving and still. Since the invention of the stereoscope there has been the claim that stereoscopic images gave a more complete representation of their objects by adding an appearance of three-dimensionality. However, it has also been acknowledged that stereoscopy creates merely an optical illusion of three-dimensionality, one which presents its own perceptual ambiguities. Moving from the issues raised by Jonathan Crary in his discussion of stereoscopy in The Techniques of the Observer to the history 3-D films, this paper explores how the tension between an illusionist approach of fooling the senses into believing an image and an outright challenge to representation which fosters the contradictions of stereoscopic images has made 3-D a dynamic aesthetic form. I will discuss both commercial films, such as the late Transformers series, as well as avant-garde works by Ken Jacob and The OpenEnded Group (Marc Downie and Paul Kaiser).Item 3D negative space beyond stereoscopy(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Parmeggiani, Paolo; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoThis paper investigates the relationship between photography, stereoviews and visual icons in Venice, and proposes an experimental video that integrates stereoscopic representations with ambient sounds. The article opens with a historical analysis of the stereoviews made in Venice, highlighting the repertoire of subjects, technology and stylistic choices adopted by the most relevant photographers of the late nineteenth century. The second section proposes an experimental project that attempts to replace the Venetian iconic touristic photographs and stereoviews. The aim is to investigate how to help the viewer focus on depth and negative spaces in a virtual space by walking him/her through different parts of the urban layout. The author discusses which of the main features are adopted to create an immersive experience through a digital combination of stereoscopic photography and binaural ambient sounds. The result indicates that it is possible to capture the essence of the 3D experience of a typical touristic sightseeing tour by applying specific digital transformations to a stereoscopic kinematic flow.Item 3x3D – a sobreposição de imagens volumétricas como investigação estética do potencial da montagem(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Pereira, Fabiano; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA sobreposição de imagens é um recurso de montagem utilizado desde os primórdios do cinema, quase sempre pouco reconhecido como efeito de verossimilhança. No filme 3x3D (França/Portugal, 2013), vários tipos de sobreposição que evidenciam esse estilo de montagem são empregues e, mais atipicamente ainda, somados ao efeito 3D. O intuito deste artigo é investigar a eventual originalidade deste procedimento, tanto a sua forma como o conceito, a partir de um levantamento da produção cinematográfica em 3D ficcional filmado – excluindo-se, portanto, as animações –, o pré-cinema e os cinemas experimental e expandido. A análise deve indicar como a montagem do filme acrescenta complexidade tanto à construção perceptível de imagens sobrepostas, quanto à imagem fílmica tridimensional. Assim, pode-se observar a relação do 3D nas imagens audiovisuais contemporâneas e estimar a sua possível evolução.Item À conversa com…Urbanismo, pensar a cidade com o coração(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Tinoco, Alfredo; Salgueiro, Ana Nóbrega; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNo momento em que este primeiro número da "malha urbana" chegar às mãos dos leitores os primeiros licenciados em Urbanismo estão a acabar de suar as estopinhas perante o júri que apreciou as teses de fim de curso.Foi uma longa "peregrinação" por um currículo vasto e variado (já que vária tem de ser a formação do Urbanista) e foi também uma "peregrinação" pela cidade-primeiro em São Marçal, depois na malha labiríntica de Alfama, Sta. Helena, logo bem juntos a uma das zonas mais degradadas de Lisboa, em Alfornelos e, finalmente, o poiso no Campo Grande. Para sabermos como tudo se passou desde o início fomos procurar o primeiro coordenador do curso, seu fundador e principal impulsionador o professor Mário Moutinho.Item À procura de uma utopia ecológica, na criação de um mundo distópico(2021) Lopes, Beatriz Vieira; Serrazina, Pedro, orient.Este trabalho de projeto tem como objetivo cruzar o conhecimento teórico nas áreas de ecocinema e pré-trauma climático, com referências práticas que representam mundos distópicos e usam o conceito de ‘hauntology’, para contextualizar e refletir sobre a execução de uma curta-metragem de animação que tem como objetivo a transmissão de uma mensagem ecológica. Com este trabalho pretendo perceber se é possível criar uma utopia ecológica, privilegiando um ponto de vista geocêntrico, num futuro distópico, com resultados práticos na transmissão de uma mensagem ecológica. Depois de uma análise retrospetiva de todo o processo de desenvolvimento da curta metragem realizada, desde a sua idealização até à sua produção, comparando com outros projetos e características propostas pelo ecocinema e pelo pré-trauma climático, de forma a perceber em que categorias posso inserir o meu filme, com argumentos válidos que o justifiquem. Deste modo, finalizo este trabalho com a noção de que apesar dos eco-críticos idealizarem uma representação cinematográfica de uma utopia ecológica, há sempre contradições numa ideologia, logo mesmo que o final do meu filme não ofereça um ideal ecológico para a biosfera atual, oferece uma proposta de sistema e estrutura que prioriza a sobrevivência do planeta.Item Abordagem aos riscos ambientais em espaço urbano: regeneração da frente ribeirinha da Ribeira de Santarém(2018) Leiria, Rafael Melro; Cruz, Fernando da Fonseca, orient.A presente dissertação constitui uma abordagem aos riscos ambientais em contexto urbano, a Ribeira de Santarém, sendo esta periodicamente fustigada pelas cheias anuais. Se nenhuma atitude for tomada, poderá ser extinta num futuro próximo, pois estamos a falar de uma comunidade envelhecida onde o futuro é incerto. Propõe-se uma total revitalização a toda a frente ribeirinha, implementando várias medidas de adaptação às alterações climáticas, incluindo uma área verde de qualidade com pavimento de elevado grau de permeabilidade, o desenvolvimento de um talude feito de troncos, a elevação da cota ribeirinha e a colocação de dispositivos de proteção contra inundações para as habitações, projetados especificamente para resistir à passagem da água. A nível de desenho urbano, esta área acolherá um espaço infantil e de lazer, uma ciclovia, espaços pedonais junto ao rio e hortas urbanas. A nível estrutural, irá ser desenvovido um centro de formação para jovens e desempregados, assim como uma unidade de apoio a idosos, instalações estas, construídas fora do alcance das cheias.Item A abordagem do enquadramento nos estudos do jornalismo(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Gonçalves, Telmo; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA abordagem do enquadramento transfor - mou-se nas últimas duas décadas num dos paradigmas mais expressivos dos estudos do jornalismo. Percorremos, neste artigo, a evolu - ção desta corrente de investigação, desde as suas origens até aos seus desenvolvimentos mais recentes. Pretendemos, assim, demonstrar os diferentes sentidos com que a noção de «frame» tem vindo a ser aplicada nos estudos do jornalismo, evidenciando-se hoje como um conceito incontornável tanto no estudo das notícias como na investigação dos seus efeitos.Item The abstracted real : speculations on experimental animated documentary(Lusofona University, 2021) Hattler, Max; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoThis paper proposes a debate around the documentary character of experimental animation by looking at examples of my personal animation practice which probe the use of real-world source materials in the construction of audio-visual experiences across abstract and concrete. By employing the aesthetics of abstraction in particular ways, these ‘abstracted’ animation works underline ambivalence and ambiguity in creating open-ended narratives which aim to question, undermine, or transcend their everyday sources. Through a discussion of theoretical positions around notions of realism, materiality, embodiment, indexicality, actuality and process, what becomes apparent is an intrinsic relation between ‘reality’ and ‘animation,’ whereby the viewer actively participates in meaning-making processes in the reception of the work. The claim of the paper is to identify abstracted animation in its capacity to create ‘thinking spaces’ which instead of representing reality, establish what can be called the Abstracted Real. Keywords: experimental animated documentary, abstracted animation, real-world abstractions, animation as a thinking space, indexicality, meaning making, the abstracted real.Item Acabamentos em consolas post-tensionadas: a influência de estruturas de betão armado e lajes fungiformes maciças ou aligeiradas post-tensionadas em acabamentos e revestimentos - o caso do edifício na Rua do Lis, em Leiria(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Santa-Rita, António José de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA utilização de estruturas de betão armado pos-tensionado e lajes fungiformes maciças, implica um estudo criterioso, técnico e económico, sobre a sua colocação em obra e a instalação das infra-estruturas técnicas (águas, esgotos e AVAC, principalmente), estudo mais rigoroso quando se aplicam consolas com grandes balanços devido a eventuais consequências do seu funcionamento normal. Numa estrutura pos-tensionada é possível haver um espaçamento maior entre pilares, pois permitem-se vãos de dimensões mais generosas e a colocação de paredes desaprumadas nos vários pisos sobrepostos. No caso presente, a inclusão de consolas com 5,00 m de balanço em 3 pisos sobrepostos, num edifico com 5 pisos, obrigou a alguma ponderação na aplicação de alguns acabamentos na zona de apoio e nas próprias consolas, devido ao comportamento estrutural. Nestas zonas, foi necessário prever uma forma de fixação e estabilização dos revestimentos em paredes e tectos, do assentamento dos rodapés, e dos remates dos tectos com as paredes, apenas após a conclusão de todos os revestimentos exteriores das fachadas (fachadas ventiladas revestidas a lioz) e os limpos dos pavimentos. Há algumas regras a considerar em estruturas deste género e que convém esclarecer e prever na fase de projecto.Item Aceitar os olhos e memória(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Barata, Gilda Nunes; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoItem O acesso à informação nos arquivos de presidentes da república(2013) Medeiros, Patrícia Andreia Vieira; Maximino, Pedro Manuel Cardina, orient.Este trabalho de investigação incide na temática do acesso à informação em arquivos de Presidentes da República. As nossas questões de partida foram saber se em Portugal existe legislação relativa ao acesso à informação que se possa aplicar a arquivos de Presidentes da República e qual. O nosso objetivo foi propor, dentro do contexto português, orientações para o acesso à informação nos arquivos de Presidentes da República. Para atingir o referido objetivo começámos por definir o conceito de acesso à informação e contextualizá-lo, apontando as suas características e componentes direccionando, assim, o sentido da nossa investigação. De seguida, analisámos a legislação portuguesa relacionada com o acesso à informação. Apresentámos, ainda, o conceito de titulares de cargos políticos, no qual se incluem os Presidentes da República, bem como, explanámos os seus receios relativamente ao acesso aos documentos recebidos e produzidos em exercício de funções. Analisámos, ainda, o caso português, bem como os exemplos dos arquivos de Presidentes da República dos Estados Unidos da América, da França e do Brasil em virtude destes países já possuírem legislação e tradições estabelecidas. Por fim, apresentámos uma proposta de regulamento com orientações para o acesso à informação nos arquivos de Presidentes da República tendo em consideração a legislação portuguesa e os exemplos internacionais apresentados. Constata-se que, em Portugal, não existem leis específicas para o acesso à informação em arquivos cuja documentação é proveniente de funções políticas. Porém, verifica-se que existe legislação avulsa onde constam regras de acesso à informação que se podem aplicar em arquivos de Presidentes da República.Item Acesso offline a conteúdos dinâmicos(2013) Barrocas, João Paulo Graciano Gonçalves; Rogado, José, orient.A grande maioria dos sites hoje em dia usa a criação de páginas dinâmicas para fornecer informação. A criação dessas páginas utiliza geralmente informação armazenada em bases de dados. Hoje em dia o recurso à rede tornou-se comum e necessário em todas as áreas, desde o lazer ao trabalho. Em condições adversas de acesso à rede, tais como localizações remotas, veículos em movimento, catástrofes naturais, guerras, etc., e em situações em que o acesso a recursos existentes na rede seja indispensável, a sua indisponibilidade pode causar graves problemas. Esta tese apresenta um modo alternativo de funcionamento que, independentemente de falhas do acesso à rede, permite continuar a usar alguns recursos essenciais por esta fornecidos, criando para isso um sistema autónomo local constituído por um servidor de páginas e um proxy, que se mantêm a trabalhar independente do acesso à rede.Item Acordo e declaração internacional dos institutos e associações de urbanistas profissionais dos países da Comunidade Económica Europeia(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Conselho Europeu dos Urbanistas; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNatureza e dimensão das actividades do urbanista profissionalItem Acousmatic foley : son-en-scène(Lusofona University, 2022) Pinheiro, Sara; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação“Acousmatic Foley” is practice-based research on sound dramaturgy stemming from musique concrète and Foley Art. This article sets out a theory based on the concept of “son-en-scène”, which forms the sonic content of the mise-en-scène, as perceived (esthesic sound). The theory departs from the well-known features of a soundscape (R. M. Schafer, 1999) and the listening modes in film as asserted by Chion (1994), in order to arrive at three main concepts: sound-prop, sound-actor and sound-motif. Throughout their conceptualization, the study theorizes a sonic dramaturgy that focuses on the sounds themselves and their practical influence on film’s story-telling strategies. For that, it conveys an assessment of sound in film-history based on the “montage of attractions” and foley art, together with the principles of acousmatic listening. In line with Kulezic-Wilson’s proposal on an “integrated soundtrack”, this research concludes that film-sound should be to sound designers what a “sonorous object” is to musique concrète, albeit conveying all of sound’s fictional aspects.Item Actividade e comunicação: o sujeito perante os media(Quimera, 2007) Damásio, Manuel José; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoO presente artigo apresenta uma perspectiva material de compreensão da relação entre os sujeitos e os media centrada no conceito de actividade. A partir da discussão deste conceito no contexto de diferentes abordagens no campo dos estudos da comunicação, pretendemos centrarmo-nos na denominada “teoria da actividade” para introduzir uma concepção da actividade enquanto vector central da relação entre sujeito e media. Esta relação constrói-se de acordo com esta perspectiva, não como uma relação passiva baseada na exposição, mas sim como uma relação produtiva de uso dos media enquanto objectos no contexto de actividades colectivas e individuais de objectivação de uma relação produtiva de consumo suportada na mediação de artefactos.Item Acto de filmar: Variações(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Cordeiro, Edmundo; Pinto, José Gomes; Hernández Sánchez, Domingo; Coroado, Amândio; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoPorquê a requisição para que não se veja da mesma maneira um filme documentário e um filme de ficção? Trata-se de uma questão tanto mais importante quanto o ressurgimento do documentário não será alheio quer à virtualização da ficção, quer à mediatização – virtualização – dos acontecimentos do mundo. E quais são exactamente as condições de base do filme?