Revista Lusófona de Educação n.º 32 (2016)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 32 (2016) por assunto "COGNIÇÃO"
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Item Application of the ADAPTED FRISCO framework in case-based learning activities(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Payan Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Monteiro, Maria João; Rainho, Maria da Conceição; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAcquisition of clinical skills is of upmost importance for health sciences professionals, and a guarantee that safe and effective patient care will be provided. Clinical competencies may encompass a series of skills that are introduced through graduation and developed during professional activity, namely the technical skills, communication skills, clinical reasoning and reflexion in daily practice. Therefore, clinical competence is not a static skill, but it grows with practice and is lifelong learning. Case-based learning is frequently used to enhance learning in clinical reasoning and judgment for rational decision-making, competencies that are also associated to critical thinking. To be effective, casebased activities need to be structured, the learning objectives adjusted to each situation and students sought to be guided throughout the activity, so that they are actively engaged in the learning process bridging learning to professional environments. In this paper the authors present a model for a case-based activity aiming to enhance clinical competency in health science students. Framed by the application of the FRISCO guidelines adapted in previous work, the authors illustrate, by an example, how, in the proposed activity, congruence may be achieved among intended learning, instructional activities, and assessment methods while teaching diagnostic reasoning to health sciences students.Item Aprendizagem baseada na resolução de problemas : impacto no desenvolvimento do pensamento crítico(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Ferreira, Filipe; Coelho, Tiago Henriques; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste estudo quase experimental estuda o impacto da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) nos resultados dos alunos em testes de avaliação sumativa e no desenvolvimento de capacidades dos alunos relacionadas com o pensamento crítico. Analisou, quantitativamente, o(s) efeito(s) desta estratégia pedagógica recorrendo à taxonomia SOLO (Biggs & Collis, 1982). Participaram alunos de duas turmas do 9.º ano de escolaridade (n=36), divididos em 2 grupos, controlo e experimental, tendo sido aplicado um pré e pós-teste para avaliação de conhecimentos, bem como um questionário ao grupo experimental sobre a sua perceção dos impactos desta estratégia na sua aprendizagem. Da análise quantitativa dos resultados obtidos concluiu-se que a ABRP tem um impacto estatisticamente significativo na melhoria dos resultados sumativos obtidos (p= 0,0256, Cohen´s d= 0,8029), principalmente nas questões de resolução de problemas, ligadas a capacidades cognitivas superiores dos alunos, não apresentando, no entanto, impacto estatisticamente significativo na resposta a questões relacionadas com capacidades cognitivas básicas dos alunos. A análise de um inquérito aos alunos do grupo experimental aponta para um impacto positivo no desenvolvimento da reflexão e metacognição dos alunos, bem como um elevado nível de satisfação com a metodologia aplicada em aula.Item Ativar a construção do pensamento crítico desde o jardim-de-infância(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Marchão, Amélia de Jesus; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo quadro das pedagogias hodiernas da infância a criança é entendida como um ser com agência, como uma cidadã com direitos e com deveres. No jardim- -de-infância, e no entendimento da criança como cidadã, a intervenção da educadora de infância deve promover a emergência do pensamento crítico da criança para que a mesma aprenda a participar, a fazer escolhas, a tomar decisões e a construir uma atitude mais crítica e facilitadora da sua integração na sociedade. É do esmiuçar de um estudo que se desenvolveu, e que observou e interpretou criticamente as práticas das educadoras de infância, que resulta a identificação do processo de participação no planeamento e na escuta da voz das crianças como uma das principais estratégias para a construção do pensamento crítico. Nessas estratégias, o empenhamento das educadoras e o modo de questionamento por estas utilizado concorrem também para a agilização do pensamento mais elaborado da criança e para a sua participação mais ativa no quotidiano do jardim de infância. Deste modo, conclui-se que, quando associados, a participação das crianças no planeamento, os processos de escuta e o empenhamento das educadoras são fundamentais na criação de oportunidades para as crianças usarem o seu pensamento de modo mais complexo e crítico.Item Avaliação do pensamento crítico em contexto escolar : uma perspectiva emergente em psicologia(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Alich, Viorica; Pereira, Sónia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo domínio da avaliação do pensamento crítico encontram-se testes com características e formatos diferentes: os que vão ao encontro de mais do que uma competência de pensamento crítico, e aqueles que se dirigem a uma competência específica; os que apresentam questões tipo escolha múltipla, os que são constituídos por questões que requerem resposta aberta ou ainda uma combinação entre estes dois estilos. Em Portugal, têm sido desenvolvidos estudos para adaptação e utilização de vários testes de avaliação do pensamento crítico, porém não se encontra ainda nenhum que se proponha avaliar de forma compreensiva o pensamento crítico junto de alunos do ensino básico, havendo apenas provas que se ficam pelo formato de escolha-múltipla. Impõe-se assim a necessidade de se proceder à elaboração de um teste que reúna questões e desafios específicos cujo objetivo seja avaliar cada uma destas competências assim como valorizar a leitura e interpretação das questões e problemas apresentados, com solicitação de respostas alargadas, onde exponham as suas opiniões e os argumentos que as sustentem. Apesar de requerer um trabalho de correção mais moroso e menos objetivo, tem como vantagens o conhecimento abrangente que dará acerca destas competências, funcionando como bom indicador das atitudes e comportamentos que poderá apresentar em situações reais.Item Un estudio se aula en torno a la controversia del lobo en Galicia(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Puig, Blanca; Blanco Anaya, Paloma; García Rodeja Gayoso, Isabel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoSão analisadas as respostas de um grupo de professores em formação a duas atividades de avaliação crítica e argumentação sobre o lobo. As questões de investigação são: 1) Em que medida os participantes são capazes de identificar diferentes perspetivas sobre o lobo em manchetes de jornal e de reformulá-las de maneira argumentada?; 2) Que tipos de dados são utilizados para argumentar se o lobo deve ser ou não considerada uma espécie cinegética? Os participantes têm dificuldades para identificar e reformular de maneira argumentada. Em alguns casos substituíram termos concretos como “bicharada”, “devorador”, “importunador”, apesar de isso não conceder uma maior objetividade aos enunciados. Nos argumentos “contra” que o lobo seja espécie cinegética incluíram dados científicos relacionados com o papel do lobo no ecossistema, enquanto nos argumentos “a favor” defenderam que o facto de o lobo não ter predadores na cadeia trófica, podendo ser perigoso, do que se concluiu haver juízos desfavoráveis ao lobo.Item Pensamento criativo e crítico no desenvolvimento de produto : uma intervenção didática baseada no design thinking(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Clemente, Violeta; Tschimmel, Katja; Vieira, Rui; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO trabalho apresentado relata um estudo de caso acerca da aplicação do modelo de Design Thinking E62 no desenvolvimento de uma intervenção didática promotora do pensamento criativo e crítico no ensino superior. O modelo apresenta o processo criativo decomposto em seis fases e duas subfases auxiliadas por trinta e seis técnicas facilitadoras. O principal contributo do trabalho é a reflexão sobre a adequabilidade do modelo no domínio educativo, em particular no desenho de processos de ensino e aprendizagem. O que se apresenta é a descrição das etapas do processo de desenvolvimento de uma intervenção didática à luz das fases do modelo E62 complementada por exemplos de aplicação das técnicas sugeridas pelo referido modelo. Apresentam-se como principais resultados alcançados o plano da intervenção implementada e o E62 Logbook V1, um instrumento de reflexão metacognitiva auxiliar do modelo E62. O instrumento baseia-se na analogia do processo criativo com uma viagem e visa promover a reflexão individual do estudante acerca da trajetória pessoal percorrida. Como parte desse instrumento, propõe-se uma taxonomia de estilos de pensamento baseada em profissões relacionada com aspetos cognitivos e atitudinais do processo criativo que o modelo E62 não contempla de forma explícita. As opiniões favoráveis dos docentes da unidade curricular em que a intervenção decorreu reforça a convicção dos investigadores de que o modelo E62 se mostra adequado ao desenho de experiências de aprendizagem.Item Pensamento crítico, TIC e formação em didática de línguas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Sá, Cristina Manuela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoUma das grandes preocupações da sociedade do séc. XXI é a promoção de uma educação que conduza ao desenvolvimento de competências que permitam o exercício de uma cidadania interventiva e a adaptação a circunstâncias em constante mutação. O Ensino Superior aderiu a este movimento através da implementação do Processo de Bolonha. Um dos objetivos desse modelo de educação é o desenvolvimento do pensamento crítico, o que pressupõe que o processo de ensino/aprendizagem seja centrado nos alunos, transferindo para eles uma parte da responsabilidade. O recurso às TIC pode facilitar a sua implementação. Neste artigo, são apresentados os resultados da análise do guião de uma unidade curricular de um segundo ciclo de Bolonha, orientada para a formação de profissionais da Educação para o ensino da língua materna. Pretendia-se apurar em que medida o processo de ensino/aprendizagem que este pressupõe contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes e que papel desempenham as TIC neste contexto. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo. A interpretação dos resultados revelou algumas linhas de força do processo de ensino/aprendizagem pressuposto por esse guião em termos de desenvolvimento do Pensamento Crítico e de recurso às TIC.