Revista Lusófona de Educação n.º 32 (2016)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 32 (2016) por assunto "COMPETITIVENESS"
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Item Mercantilização, competitividade e accountability no sistema de ensino em Portugal : o que se pode aprender da experiência chilena(University of Lusophone Humanities and Technology, 2016) Quaresma, Luísa; Villalobos, Cristobal; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo refletiremos sobre a abertura do sistema educativo português aos princípios da privatização, da competitividade e da accountability e sobre o debate que acompanhou este processo, convocando para a reflexão a experiência de implementação destes mecanismos no Chile, um dos países do mundo onde a lógica do mercado educacional se impôs com mais força. Num primeiro momento, damos conta das práticas e dos discursos acionados em Portugal para fomentar a mercantilização e a competividade. Posteriormente, analisamos o processo de implementação deste modelo no Chile, onde vigora há mais de 30 anos, e problematizamos as suas consequências, entre as quais se destacam a privatização do sistema educativo, o aumento da segregação social e académica, as restrições à liberdade de escolha da escola e o empobrecimento do papel da educação. Finalmente, discutimos as semelhanças e as diferenças entre este processo nos dois países, evidenciando a existência de pontos de convergência discursiva e de divergências estruturais ao nível da forma de implementação destas políticas e facultando elementos que permitirão promover uma discussão fundamentada, ampla e democrática sobre o papel e o significado da educação em Portugal.