Revista Lusófona de Educação n.º 15 (2010)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 15 (2010) por assunto "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional : um enfoque epistemológico(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Ferreira, Rosilda Arruda; Tenório, Robinson Moreira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo trata do processo de construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional e, mais especificamente, da avaliação de políticas e programas educacionais. O objetivo é promover uma discussão sobre duas questões articuladas: num primeiro momento, tratar os aspectos epistemológicos e teórico-metodológicos envolvidos no processo de construção de indicadores nas ciências sociais; e, num segundo, refletir sobre os limites e possibilidades da construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional com base nas abordagens teóricas mais recentes sobre qualidade em educação e sobre avaliação. Para proceder à discussão adotamos uma perspectiva epistemológica que busca focalizar a questão a partir da relação entre a definição de modelos de avaliação educacional e os problemas de validez que permeia o processo de construção do conhecimento, os obstáculos envolvidos na relação que estabelece entre o pesquisador social (no caso específico, o avaliador) e o conhecimento a ser produzido, bem como a questão do seu uso social e político que remete ao sentido atribuído para o termo qualidade em educação. Na conclusão o artigo apresenta uma proposição provisória de um conjunto de estratégias que podem ser considerados como norteadores para a construção de modelos de avaliação de políticas e programas educacionais e de indicadores de qualidade.