Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário por assunto "COACHING"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O método de coaching no ensino e aprendizagem da geografia: uma proposta de intervenção numa turma de 8º ano(2014) Perfeito, Pedro Miguel Duarte; Veríssimo, Maria Helena Oliveira Ângelo, orient.O presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do método coaching em contexto de ensino, ao longo do estágio pedagógico numa turma de Geografia de 8º ano, do ensino básico. Pretende-se perceber se as estratégias escolhidas contribuem ou não para uma maior consciencialização, responsabilização e autonomia por parte do aluno em relação ao saber. A adoção de uma estratégia coaching pressupõe modificar métodos de trabalho no professor, contribuindo para o sucesso dos processos de aprendizagem, e possibilitando uma maior intervenção dos alunos na identificação das suas dificuldades. Assim, definiu-se como questão de partida: «Em que medida o método coaching contribui para o processo de aprendizagem dos alunos na disciplina de Geografia?» De forma a dar resposta à questão, o trabalho apresenta uma fase do processo metodológico seguido, as seis fases correspondentes à estratégia coaching adotada e a fase de análise dos guiões e fichas utilizadas. Através da interpretação dos gráficos de respostas conclui-se que houve aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina através da aplicação do método coaching