Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário por assunto "CONSTRUCTIVISM"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem da história e geografia: uma perspetiva dos professores e alunos do 7º e 12º anos de escolaridade(2012) Simão, Maria Manuela Machado; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.São diversos os estudos que referem as vantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, mencionam a apetência dos alunos pela sua utilização e a contribuição para o desenvolvimento de competências. Esta investigação ambiciona compreender os motivos que levam à reduzida utilização das TIC no ensino e na aprendizagem da História e Geografia, apesar das orientações do Ministério da Educação para o desenvolvimento destas competências e do interesse dos alunos. O estudo adota uma metodologia descritiva e interpretativa, tendo como instrumentos de aquisição de informação dois questionários submetidos a professores, de História e Geografia, e a alunos do 7º e 12º anos de escolaridade. Os principais resultados do estudo mostram que alunos e professores utilizam as TIC em contextos informais, contudo, esta utilização é pouco promovida em contextos formais de aprendizagem, onde continua a predominar o uso de recursos e métodos tradicionais. Este estudo mostra também que a utilização das TIC em contextos formais de aprendizagem é pouco diversificada e que existe um maior domínio das TIC-web 2.0 pelos alunos face aos professores. Apesar da reduzida utilização das TIC em sala de aula, quer professores quer alunos assumem as suas potencialidades para o ensino.