Revista Lusófona de Educação n.º 12 (2008)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 12 (2008) por assunto "EDUCATION OF WOMEN"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O acesso das mulheres à docência nos Institutos de Ensino Secundário, em Espanha : condições de acesso e características(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Flecha García, Consuelo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo é uma síntese do processo de feminização que afectou o professorado oficial do ensino secundário em Espanha, desde a origem da incorporação das mulheres na docência do bacharelato (1) atribuído pelos institutos na segunda década do século XX, até à generalização da sua presença a partir da Lei Geral de Educação de 1970. Refere as circunstâncias que permitiram e acompanharam a incorporação de mulheres como professoras nos Institutos de ensino secundário. As expectativas de um trabalho profissional qualificado, o desejo e a necessidade de que os seus estudos tivessem uma utilidade pessoal e social, e o reconhecimento de todo o esforço que isso representou, fez com que fosse possível às mulheres ocupar, com rigor e com reconhecimento, um espaço legítimo dentro da profissão docente. Estas conquistas permitiram transformações e deslocamentos simbólicos significativos em períodos e momentos políticos em que não estaria prevista a sua presença em muitos dos lugares que ocupavam profissionalmente.