Revista Lusófona de Educação n.º 53 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 53 (2021) por assunto "COLLEGE STUDENTS"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC)(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Lopes, José; Silva, Helena; Morais, Eva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO pensamento crítico (PC) é uma das competências indispensáveis para os estudantes universitários do século XXI, tendo em vista o exercício pleno da sua cidadania, a sua integração no mercado de trabalho e participação ativa numa sociedade em constante mudança. Um bom pensador crítico tem de ter em simultâneo capacidades e disposições de PC. Possuir disposições de PC, a longo prazo, criando assim o hábito de bem pensar e essa atitude constante em querer fazê-lo, é mais útil do que apenas pos suir as capacidades para pensar de forma crítica. A planificação da prática letiva implica a seleção de estratégias que permitam ultrapassar obstáculos à aprendizagem, nomeadamente a falta de disposições dos alunos para pensar criticamente. A inexistência de um teste de disposições de PC construído de raiz e validado para a população portuguesa impossibilita a avaliação mais contextualizada e sistemática dessas disposições. O objetivo deste estudo é a construção e validação para a população portuguesa da Escala de Disposições de Pensamento Crítico-EDPC. O instrumento final apresenta 35 itens e consiste num modelo de disposições com estrutura heptafatorial baseado no estudo Delphi: procura da verdade, mente aberta, mente analítica, sistematicidade, autoconfiança no raciocínio, curiosidade intelectual e maturidade cognitiva. Os resultados obtidos para 701 alunos universitários indicam que a EDPC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e fiabilidade). Palavras chave: Disposições; Pensamento crítico; Avaliação; Ensino superior.Item ¿Utilizan correctamente Wikipedia los estudiantes universitarios españoles?(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Obregón Sierra, Angel; González-Fernández, Natalia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoWikipedia é uma das páginas da web mais visitadas do mundo. É uma enciclopédia on-line e gratuita, editada de forma colaborativa por usuários em todo o mundo em mais de 300 idiomas diferentes. Estudantes universitários a consultam para fazer pesquisa e trabalho de classe, então nesta pesquisa nós questionamos se eles sabem como usá-la corretamente. Os resultados foram obtidos após a conclusão de 1173 questionários por estudantes universitários de educação em toda a Espanha. Uma vez que as respostas foram analisadas, grupos de discussão foram realizados para estudantes universitários e entrevistas com editores especialistas da Wikipedia. Os alunos consultam-na frequentemente, principalmente por sua simplicidade de uso e porque ela contém explicações compreensíveis, mas não sabem como funciona essa enciclopédia, uma vez que a consultam em momentos inadequados de busca de informações e não dão importância suficiente às referências no texto. artigos que eles consultam.