Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 10 (2011)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 10 (2011) por assunto "COMUNICAÇÃO POLÍTICA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Do acontecimento público ao espetáculo político-midiático(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Weber, Maria Helena; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEste artigo tem por objetivo analisar o processo de transformação de acontecimentos públicos em espetáculos político-mediáticos, a partir da hipótese de que isso ocorre somente quando a qualidade do acontecimento se impõe a partir de requisitos como potencialidade, vitalidade, autonomia, passionalidade e rituais associados a ideais coletivos. Estes são indicadores que caracterizam o impacto de um acontecimento público sobre a sociedade e indivíduos, de tal modo que são adotados por instituições políticas e organizações mediáticas que o transformam em espetáculo político-mediático através da apropriação do acontecimento e da sua tradução à estética mediática, ao jornalismo, propaganda, entretenimento, discursos políticos, cerimônias mediáticas e, como conseqüência, sua comercialização e consumo. Como decorrência, a formação e partição da imagem pública associada ao espetáculo político-mediático. A consecução deste processo depende das paixões, como dispositivo de compreensão teórica e de manutenção dos espetáculos político-mediáticos.