Cogitur : Journal of Tourism Studies
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Cogitur : Journal of Tourism Studies por assunto "AUTENTICIDADE"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Autenticidade e inovação: factores de renovação dos destinos turísticos maduros(Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Cunha, Licínio; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesOs destinos turísticos maduros caracterizam-se pela redução da sua capacidade para garantir satisfação aos consumidores, declínio das taxas de crescimento dos fluxos turísticos, degradação da imagem e perda de competitividade. Nesta fase necessitam de proceder à sua renovação ou rejuvenescimento através de novos factores de competitividade. Entre eles incluem-se a autenticidade transformada, em factor de atracção (push-factor), e a inovação. Neste trabalho identificam-se as várias correntes relativas à análise da autenticidade e as categorias de inovação no processo de renovação dos destinos, concluindo que ambas fazem parte de um processo contínuo que deve constituir uma centralidade das políticas turísticas.Item Avaliação do potencial turístico(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Cunha, Licínio; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesAs potencialidades de desenvolvimento turístico de uma localidade são função dos recursos mas o seu crescimento depende da capacidade de os valorizar e da criação de novos factores de atracção. Deste modo cada localidade ou cada recurso dispõe de um potencial que difere de outro em vários aspectos que necessitam de ser avaliados. Para o efeito torna-se necessário, em primeiro lugar, proceder à inventariação dos recursos e à sua classificação. Uma vez realizada esta inventariação pode proceder-se à avaliação do potencial turístico com o objectivo de estabelecer uma medida de valor que permita fundamentar as decisões relativas ao aproveitamento de certos territórios ou recursos. No presente estudo aborda-se o potencial turístico de uma zona, a avaliação das praias e a avaliação turística através da análise das preferências.