ECATI - Teses de Doutoramento
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ECATI - Teses de Doutoramento por assunto "ARTE INTERATIVA"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Amachina: a dimensão paradoxal do interface na obra de arte interativa(2016) Neves, José Carlos Santos; Pinto, José Gomes, orient.Pretendemos com esta dissertação mostrar a dinâmica paradoxal do interface enquanto forma de expressão artística, onde é escolho e fundação para a determinação da obra de arte interativa. Escolho, enquanto enigma para a interatividade; é fundação, pois dele depende uma experiência artística de formato em aberto. Amachina é o objeto de estudo desta hipótese, tendo sido concebida como um interface entre humano e computador com autonomia estética e funcional para com este. Trata-se de fazer do interface a obra em si mesma, trazendo deste modo a atitude contemplativa do todo e a de descoberta do interface para um mesmo patamar. A noção do interface enquanto obstáculo à determinação da obra de arte interativa parte do princípio que aquele assume uma dimensão de desafio desligado do conjunto da obra quando é o foco do spect-acteur, comprometendo dessa forma os factores contemplativo e imersivo. A opção de esvaziar a Amachina de conteúdos mediados por computador visou mitigar a contaminação, por fatores externos ao objeto de interação, do estudo das implicações do interface na experiência artística. Amachina situar-se-á num contraponto à obra interativa que descura as mais valias estéticas e emotivas do interface enquanto máquina tangível, ao mesmo tempo que propõe formatos de interação alternativos ao postulado digital que em geral rege as obras daquele tipo.Item SkinTower o Ecrã no Corpo(2019) Trindade, João Nepomuceno Bacelar Salazar; Pinto, José Gomes, orient.A Peça de Arte Tecnológica como transdução de novos momentos éticos. Se a arte é concomitante ao ser humano, se a consciência humana nasce no mesmo momento em que a arte emerge, tentamos fazer uma aproximação ao modo como esta questão – a transdução de novos momentos éticos - está situada entre os domínios estético e político. Tal como a linguagem política, também a artística, não tem um poder em si mesma, no entanto, esse poder pode surgir a qualquer momento, como resultado da utilização que tem como objetivo final o domínio do corpo. A Peça de Arte Tecnológica, como um dos segmentos da Media Art encontra, também, um dos seus pontos basilares nos diferentes tipos de ilusão que consegue provocar, no entanto todos eles podem verter-se ou procurar produzir novas formas de ativismo. Assim, potenciando a ação daqueles que com ela se confrontam, este tipo de peças, não podem olvidar o Corpo, tanto o social como o individual, por isso mesmo, a Peça de Arte Tecnológica não pode isolar-se em si mesma, esquecendo o seu caracter confrontacional o que a pode remeter para um estatuto de inutilidade. Também por isso, o conhecimento dos graus e tipos de ilusão/alienação/alucinação obtidos com este tipo de obras de arte é fundamental para a classificação dos processos cognitivos, conscientes e inconscientes, que a partir delas podem surgir. Finalmente, e considerando o âmbito deste doutoramento em Arte dos Media1 produzimos uma peça de arte tecnológica onde todos os pontos anteriormente expressos neste resumo se encontram presentes.