EPCV - Escola de Psicologia e Ciências da Vida
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Percorrer EPCV - Escola de Psicologia e Ciências da Vida por assunto "ABANDONO ESCOLAR"
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Item Caminhar para a inclusão com inteligência : programa de intervenção juspsicológica de formação da competência emocional em docentes(2014) Pereira, Marta Filomena Monteiro; Oliveira, João Pedro, orient.A Exclusão Social significa a rejeição de tudo aquilo que se encontra fora dos padrões e representações ditas normais da sociedade moderna (Xiberras, 1993) podendo, portanto, ter várias fontes e origens (Costa, 1998; Costa, A. B., Baptista, I., Perista, P. & Carrilho, P., 2008) destacando-se, neste estudo, o desvio, a delinquência e o Abandono Escolar, sobre as quais se desenvolve a intervenção juspsicológica (Poiares & Ramos, 2007) desenvolvida pelo Psicólogo Forense e da Exclusão Social. A Intervenção Juspsicológica poderá dar-se a diferentes níveis de intervenção, mas, também, de prevenção. Existe, por isso, a necessidade de implementação de programas escolares alternativos (Genovés & Latorre, 1995) que requerem dos profissionais que aí exercem as suas funções – professores e técnicos - a devida preparação profissional e pessoal. Assim, e colmatando os programas direcionados para as crianças e jovens, o presente estudo apresenta-se como uma proposta de programa complementar a esses mesmos programas, incidindo sobre os profissionais e a necessidade de desenvolvimento da sua Competência Emocional, individual e de equipa. O Programa de Intervenção Juspsicológica Caminhar para a Inclusão com Inteligência, composto por 6 módulos e 9 sessões, recorrendo ao estímulo da Inteligência Emocional, e utilizando a dramatização como técnica de «empowerment», agirá na tentativa da mudança social desejada.