EPCV - Escola de Psicologia e Ciências da Vida
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Item Uma declaração de amor(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Pereirinha, Filipe; Escola de Psicologia e Ciências da VidaLê-se o Banquete de Platão como um diálogo sobre o amor e duas funções da boca: a pulsional (comer) e a verbal (falar)Item Stresse e Depressão(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Martinho, José; Escola de Psicologia e Ciências da VidaEste artigo apresenta a noção de “stress» de Hans Selye e do DSM-IV, mas também o tratamento psiquiátrico, psicoterapêutico e psicanalítico deste fenómeno. O caso de uma mulher histérica mostra que vai para além do diagnóstico dos manuais de psiquiatria moderna. O mesmo tipo de método é aplicado para a noção de depressão. O artigo termina com as considerações de Lacan acerca da depressão na era da Televisão.Item Contribuições Pedagógicas para o Ensino da Psicanálise Contribuições Psicanalíticas para a Prática Psicopedagógica.(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Inglez, Vasco; Escola de Psicologia e Ciências da VidaSeguindo ideia de João dos Santos que a psicanálise pode inspirar o educador, o autor indica a importância que têm a transferência e a relação de objecto na relação pedagógica.Item O mal-estar na civilização entre desejo e gozo(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Vieira, Marcus André; Escola de Psicologia e Ciências da VidaMal-estar na civilização (Freud S.) inclui os elementos que vêm inaugurar uma querela sobre a ética da psicanálise, tal como Lacan a circunscreveu. A tese de base é que a resignação em relação às pulsões da demanda contem uma certa satisfação.Item O Afreudisíaco Lacan na Galáxia de Lalíngua (Freud, Lacan a Escritura)(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Campos, Haroldo de; Escola de Psicologia e Ciências da VidaItem Shame and Guilt(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Grigg, Russell; EPCV - School of Psychology and Life SciencesO autor explora a lenda de Adão e Eva, contada no livro de Milton “Paraíso Perdido”, e o fenómeno da vergonha e da culpa, a sua ligação com a religião e o seu lugar e significância na sociedade humana.Item Sobre a Formação dos Psicanalistas(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Martinho, José; Escola de Psicologia e Ciências da VidaArtigo sobre a formação dos psicanalistas na sua relação com o ensino, a investigação e a vida institucional.Item A fortaleza assediada(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Eiras, José; Escola de Psicologia e Ciências da VidaO conceito de Psicanálise Aplicada foi fabricado por Lacan para dar nome A prática psicanalítica nas modernas Instituições de Saúde Mental. Esta comunicação apresenta o caso de um esquizofrénico que ocultou aos psiquiatras o conteúdo do seu delírio, até que foi tratado por um analista. Não usou o saber científico (neurolépticos, etc.), mas escutando o duplo sentido dos seus ditos e lendo os seus escritos sob transferência:Item Haroldo de Campos : Apresentação(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Rodrigues, Selma Calasans; Escola de Psicologia e Ciências da VidaApresentação do trabalho do poeta brasileiro, Haroldo de Campos, em particular o seu O Afreudisíaco Lacan na Galáxia de Lalíngua (Freud, Lacan e a escrita).Item Une énigme lacanienne et sa solution ou comment «bâtir en France une nouvelle Athènes»(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Vergetis, Demitris; Escola de Psicologia e Ciências da VidaA data da emergência do «Discurso da Universidade» em Lacan introduz uma pontuação cronológica que parece carecer de plausibilidade, já que cerca de 350 anos separam o que se ensina na antiga Atenas da construção medieval da Universidade. Este artigo explica o que leva Lacan a dar as suas datas.Item A psicanálise e a literatura no nosso tempo(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Martins, Luís Dias; Escola de Psicologia e Ciências da VidaO autor apresenta-se como um professor de literatura que se serve do novo objecto literário para fazer uma digressão no campo da psicanálise.Item Freud com Damásio: Psicanálise e neurobiologia(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Pereirinha, Filipe; Escola de Psicologia e Ciências da VidaFreud estava convencido que os desenvolvimentos futuros da Biologia iriam trazer respostas a algumas questões levantadas pela psicanálise; ao mesmo tempo, ele tinha medo que os tais desenvolvimentos pusessem a psicanálise em risco. Tanto a esperança nas possibilidades infinitas da biologia como o medo relativo ao futuro da psicanálise estão descritos no artigo “Para além do Princípio do Prazer”, escrito em 1920. A intenção deste texto é questionar, ao fim de tantos anos, a solidez das esperanças e dos medos freudianos. Para conseguirmos atingir o nosso propósito, contamos com uma das mais extraordinárias investigações do campo da neurobiologia, conduzida por António Damásio e a sua equipa, nas últimas décadas. Estas investigações não podem deixar a psicanálise indiferente. Tem que se confrontar a elas com novos desafios, questionar os resultados destas investigações se não quer perder a singularidade da sua teoria e prática. Tencionamos, com esta comunicação, trazer a nossa contribuição para esta questão.Item Libres Associations(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Abelhauser, Alain; Escola de Psicologia e Ciências da VidaA sátira é, neste artigo, a arma utilizada para responder ao relatório do INSERM sobre a eficácia das psicoterapias. A discussão sobre os critérios, os métodos e os objectivos – políticos e éticos – está aberta, tal como a questão sobre os resultados que se esperam das diversas psicoterapias: a cura em si. Assim se abriu também a discussão sobre o “estranho lugar” da psicanálise.Item Sobre a origem psicossomática da moral na obra de Freud «Totem e Tabu»(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Gama, Pedro Alexandre Magalhães de Saldanha da; Escola de Psicologia e Ciências da VidaO autor analisa as implicações psicossomáticas que decorrem da hipótese de Freud em Totem e Tabu.Item Originalidade da Psicanálise(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Peneda, João; Escola de Psicologia e Ciências da VidaProcede-se ao isolamento e caracterização do campo da psicanálise face as áreas com que tem maior proximidade. Os antecedentes filosóficos da psicanálise, assim como a prefiguração do psicanalista serão abordados de um modo emblemático, respectivamente, através da relação de Freud com Nietzsche e a partir da atopia de Sócrates. Segue-se uma definição da psicanálise e uma demarcação da invenção relativamente ao saber científico, filosófico e científico.Item The structure of domination today: a lacanian view(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Zizek, Slavoj; EPCV - School of Psychology and Life SciencesNa era da sensibilidade extrema em relação ao assédio do Outro é cada vez mais comum submeter à crítica, injunções éticas, que nos aterrorizam com a sua imposição brutal do universal. Lacan explica esta violência ética através da passagem do discurso do Amo para o discurso da Universidade enquanto discurso hegemónico da sociedade contemporânea.Item Psicanálise e Instituição(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Lúcio, Alexandra; Escola de Psicologia e Ciências da VidaEsta comunicação trata da relação da Instituição Psicanalítica com a Instituição de Saúde Mental. A primeira parte é uma pequena história sobre a “Orientação Lacaniana”, focando pontos importantes: uma formação que apela à responsabilidade de cada psicanalista em relação à sua própria prática (psicanálise pessoal, o passe, etc.), que apela a um trabalho criativo, baseado nos escritos de Freud e Lacan (Carteis, seminários, congressos, etc.). Segue-se uma descrição geral da Instituição de Saúde Mental, da posição do paciente, do terapeuta e dos seus objectivos. É depois realçada a posição do psicanalista na Instituição de Saúde Mental, isto é, fora do seu gabinete privado.Item A Prótese de Origem(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Lobão, Igor; Escola de Psicologia e Ciências da VidaA linguagem não é inata no sujeito. Partindo da proposta de Derrida, que o sujeito é monolingue de uma linguagem que não é a sua, o objecto desta comunicação é estudar o impacto da linguagem na inscrição do sujeito. Esta inscrição é feita pelo significante, como foi demonstrado por Lacan, e introduz a existência do sujeito como barrado pela alienação do seu inconsciente.Item Freud e Johnson-Laird: Modelos Mentais no «Caso Dora»(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Barreiros, Luís; Escola de Psicologia e Ciências da VidaTrabalho sobre a relação entre a teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird e o conceito de transferência em Freud.Item Actividad sexual y práticas de riesgo en una muestra de estudiantes universitarios galegos(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Fernández, Maria Lameiras; Rodrigues, Ana Claudia da Costa; Garrido, José Maria Failde; Escola de Psicologia e Ciências da VidaThe use of condoms in sexual relations involving penetration is the only efficient preventive measure to avoid HIV sexual transmission and other sexually spread diseases. Increasing its adequate and systematic use is therefore the Target of prevention schemes meant to diminish risks in sexual activities, especially in teenagers and young adults, where the highest level of infection is being carried out. The aim of this work is to evaluate the level of use of male condom and to identify the main knowledge and actitudes beliefs linked to its use in a sample of 389 university youngsters (66.1% girls and 33.9% boys), in their first year in Ourense Campus (University of Vigo) with an average age of 19.04. The results show that 45% of the sexually active students use condoms systematically, with no significantly diferences between boys and girls in its use. Most sexual relations of the youngsters in this sample have to do with affective relations and the use of birth control pills take the place of condoms,the more regular the relation becomes . The views which are more linked to a systematic use of condoms are those which are related to its perception as an useful anticonceptive and something useful to have sex without taking any risk. Otherwise, if we evaluated those functions separetely, the results show a high level of students that use the condom to previne pregnancy (31%) than those who used it to previne sexual diseases (3,1%). Those differences should appear in prevention programs to increase condoms use in teenagers´sexual relations.