Revista Lusófona de Educação n.º 11 (2008)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 11 (2008) por assunto "ESCOLAS"
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Item Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora(University of Lusophone Humanities and Technology, 2008) Sousa, Óscar Conceição de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo apela para uma atitude terapêutica expressa pelo acolhimento, em todos os espaços da comunidade, nomeadamente, no interior da escola, instituição com missão educativa, face a crianças com comportamentos desviantes. Lembra que o desvio pode ser, eventualmente, manifestação de um desequilíbrio arcaico, de natureza afectivo-social que só pode ser re-estabelecido através de uma experiência positiva de segurança, de confiança, de partilha de direitos e deveres.Item Mercado, performance, accountability. Duas décadas de retórica reaccionária na educação(University of Lusophone Humanities and Technology, 2008) Normand, Romuald; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA performance e a eficácia instituíram-se como prioridade das actuais políticas de educação. Quais os motivos que levaram à sua afirmação como paradigma dos sistemas educativos em detrimento da escola compreensiva? O presente artigo visa reconstituir e questionar a construção das teses fundamentais que contribuíram para a denúncia da crise generalizada da escola compreensiva e o aparecimento do modelo de escola eficaz, capaz de se integrar num mercado concorrencial e globalizado, no quadro de uma retórica reaccionária, instalada nos últimos vinte anos nos EUA e no Reino Unido e que se vem alargando à escala global. Pretende-se, desta forma, suscitar a reflexão sobre o papel dos sociólogos da educação na compreensão da interacção dos vários agentes educativos a uma escala globalizada e das novas implicações do capitalismo nas políticas educativas.