Revista Lusófona de Educação n.º 11 (2008)

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 12 de 12
  • Item
    Para uma abordagem multicultural : o Programa Etnomatemática : Nuno Vieira entrevista Ubiratan D’Ambrósio
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Vieira, Nuno; D'Ambrósio, Ubiratan
  • Item
    Vidas reconhecidas : o projecto de educação e formação de adultos na Câmara Municipal de Lisboa
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Aníbal, Alexandra; Touças, Helder; Dornellas, Luísa; Morgadinho, Paula; Seoane, Mafalda; Veríssimo, Vanessa
    O Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.
  • Item
    As intermitências da Morte : debate acerca do direito à literatura lusófona no processo de alfabetização de jovens e adultos
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Silva, Nilce da
    O artigo discute o direito à literatura lusófona – Saramago, como exemplo - na formação de professores e na alfabetização de jovens e adultos por meio de pesquisa-formação na cidade de São Paulo.
  • Item
    Estudos de caso em Educação : investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Duarte, José Bernardino
    Investigadores com parcos recursos e até sozinhos, mas pondo à prova as suas qualidades de pesquisa, podem dar uma contribuição séria para a investigação, através do estudo de caso, em alternativa a estudos de perspectiva mais vasta mas que exigem mais recursos em material e pessoas. E esse estudo pode obviamente ser depois prosseguido com futuros trabalhos do próprio ou de outros investigadores. A reflexão que segue baseia-se em vários autores com particular incidência em obras de Stake (1995; 1998) e Yin (1994; 2005), procurando delinear os procedimentos a seguir na adopção do estudo de caso em problemas educacionais, e inclui, em complemento, as ideias-chave de alguns estudos de caso sobre educação inventariados por Yin (2005).
  • Item
    Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Sousa, Óscar Conceição de
    O artigo apela para uma atitude terapêutica expressa pelo acolhimento, em todos os espaços da comunidade, nomeadamente, no interior da escola, instituição com missão educativa, face a crianças com comportamentos desviantes. Lembra que o desvio pode ser, eventualmente, manifestação de um desequilíbrio arcaico, de natureza afectivo-social que só pode ser re-estabelecido através de uma experiência positiva de segurança, de confiança, de partilha de direitos e deveres.
  • Item
    Conselhos escolares : análise de sistema municipal de ensino no Brasil
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Werle, Flávia Obino Corrêa; Andrade, Alenis Cleusa
  • Item
    Progressão continuada : por que a revisão dos ciclos?
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
    O presente artigo pretende registrar e também esclarecer a redução havida na duração dos ciclos da progressão continuada, na rede pública do Estado de São Paulo. Desde 1997, a Secretaria Estadual de Educação adotou o regime de ciclos para o ensino fundamental, com quatro anos de duração. Em 2007, esses ciclos foram reduzidos e é essa alteração que aqui se pretende discutir.
  • Item
    Mercado, performance, accountability. Duas décadas de retórica reaccionária na educação
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Normand, Romuald
    A performance e a eficácia instituíram-se como prioridade das actuais políticas de educação. Quais os motivos que levaram à sua afirmação como paradigma dos sistemas educativos em detrimento da escola compreensiva? O presente artigo visa reconstituir e questionar a construção das teses fundamentais que contribuíram para a denúncia da crise generalizada da escola compreensiva e o aparecimento do modelo de escola eficaz, capaz de se integrar num mercado concorrencial e globalizado, no quadro de uma retórica reaccionária, instalada nos últimos vinte anos nos EUA e no Reino Unido e que se vem alargando à escala global. Pretende-se, desta forma, suscitar a reflexão sobre o papel dos sociólogos da educação na compreensão da interacção dos vários agentes educativos a uma escala globalizada e das novas implicações do capitalismo nas políticas educativas.
  • Item
    A reestruturação do modelo nórdico de educação
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Antikainen, Ari
    Este artigo discute o modelo Nórdico ou o modelo de Estado-Providência e a educação. Mostra como os processos de reestruturação estão acontecendo a nível político e a nível institucional e, ainda, como é que as estruturas básicas do modelo e exemplo nórdico, especialmente os princípios subjacentes às comprehensive schools e às escolas locais, estão a ser abandonados. Pela abordagem institucional, está a emergir um novo pacto geracional ou um modelo institucional, mas a sua legitimação e estabelecimento levarão muito tempo. As mudanças na política e na organização ocorrem de forma muito mais rápida do que nos contextos sócio-culturais. Exemplos de histórias de sucesso, como a reforma dinamarquesa do mercado laboral e o crescimento do cluster finlandês do conhecimento intensivo em TIC, abriram o caminho para esta transformação. Há ainda a possibilidade de uma estratégia de Estado-Providência e de uma estratégia de Estado Competitivo poderem coexistir.
  • Item
    Construir a Europa através de um espaço europeu de educação
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Dale, Roger
    Este artigo propõe-se analisar a relação entre a construção de um espaço europeu de educação e a construção da “Europa” como entidade. Defende que a construção da “Europa” como entidade é um objectivo dos esforços levados a cabo para a construção de uma política de educação europeia especialmente importante pelos seus efeitos nas políticas educativas dos Estados Membros. Foca-se particularmente nos contextos interno e externo dessa construção. Considera que o contexto externo compreende mudanças no contexto politico-económico, na “arquitectura” dos sistemas educativos, nos seus mandatos e capacidade, bem como nos modos como estas contribuições são avaliadas. O contexto interno tem a ver com o mecanismo de “soft governance” através da qual o espaço europeu de educação se foi moldando. O artigo sugere que é possível identificar três fases nesta construção, respectivamente, no estabelecimento da “qualidade”, da “soft governance” (o Método Aberto de Coordenação) e da agenda da Aprendizagem ao Longo da Vida, formatadas por mudanças nos contextos globais e nas respectivas interpretações a nível europeu.