Revista Lusófona de Educação n.º 11 (2008)
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Item Immanuel Kant (1990-1764) : Observations sur le sentiment du beau et du sublime. Traductions inédites, notes et présentation de Monique David-Ménard. Paris: Flammarion, 180pp.(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Tenreiro, AdrianaItem Gürtler, L., Kiegelmann, M. & Huber, G.L. (Eds.) (2007).Generalization in Qualitative Psychology : Tübingen (Alemanha): Verlag Ingeborg Huber, 261 pp.(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Couto, Maria João ValenteItem Para uma abordagem multicultural : o Programa Etnomatemática : Nuno Vieira entrevista Ubiratan D’Ambrósio(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Vieira, Nuno; D'Ambrósio, UbiratanItem Vidas reconhecidas : o projecto de educação e formação de adultos na Câmara Municipal de Lisboa(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Aníbal, Alexandra; Touças, Helder; Dornellas, Luísa; Morgadinho, Paula; Seoane, Mafalda; Veríssimo, VanessaO Projecto de Educação e Formação de Adultos na Câmara Municipal de Lisboa centra-se no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, processo em que são valorizadas as competências adquiridas pelos adultos através da sua experiência de vida e de trabalho, permitindo-lhes obter uma certificação equivalente aos diplomas escolares oficiais.Item As intermitências da Morte : debate acerca do direito à literatura lusófona no processo de alfabetização de jovens e adultos(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Silva, Nilce daO artigo discute o direito à literatura lusófona – Saramago, como exemplo - na formação de professores e na alfabetização de jovens e adultos por meio de pesquisa-formação na cidade de São Paulo.Item Estudos de caso em Educação : investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Duarte, José BernardinoInvestigadores com parcos recursos e até sozinhos, mas pondo à prova as suas qualidades de pesquisa, podem dar uma contribuição séria para a investigação, através do estudo de caso, em alternativa a estudos de perspectiva mais vasta mas que exigem mais recursos em material e pessoas. E esse estudo pode obviamente ser depois prosseguido com futuros trabalhos do próprio ou de outros investigadores. A reflexão que segue baseia-se em vários autores com particular incidência em obras de Stake (1995; 1998) e Yin (1994; 2005), procurando delinear os procedimentos a seguir na adopção do estudo de caso em problemas educacionais, e inclui, em complemento, as ideias-chave de alguns estudos de caso sobre educação inventariados por Yin (2005).Item Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Sousa, Óscar Conceição deO artigo apela para uma atitude terapêutica expressa pelo acolhimento, em todos os espaços da comunidade, nomeadamente, no interior da escola, instituição com missão educativa, face a crianças com comportamentos desviantes. Lembra que o desvio pode ser, eventualmente, manifestação de um desequilíbrio arcaico, de natureza afectivo-social que só pode ser re-estabelecido através de uma experiência positiva de segurança, de confiança, de partilha de direitos e deveres.Item Conselhos escolares : análise de sistema municipal de ensino no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Werle, Flávia Obino Corrêa; Andrade, Alenis CleusaItem Progressão continuada : por que a revisão dos ciclos?(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes CarvalhoO presente artigo pretende registrar e também esclarecer a redução havida na duração dos ciclos da progressão continuada, na rede pública do Estado de São Paulo. Desde 1997, a Secretaria Estadual de Educação adotou o regime de ciclos para o ensino fundamental, com quatro anos de duração. Em 2007, esses ciclos foram reduzidos e é essa alteração que aqui se pretende discutir.Item Mercado, performance, accountability. Duas décadas de retórica reaccionária na educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Normand, RomualdA performance e a eficácia instituíram-se como prioridade das actuais políticas de educação. Quais os motivos que levaram à sua afirmação como paradigma dos sistemas educativos em detrimento da escola compreensiva? O presente artigo visa reconstituir e questionar a construção das teses fundamentais que contribuíram para a denúncia da crise generalizada da escola compreensiva e o aparecimento do modelo de escola eficaz, capaz de se integrar num mercado concorrencial e globalizado, no quadro de uma retórica reaccionária, instalada nos últimos vinte anos nos EUA e no Reino Unido e que se vem alargando à escala global. Pretende-se, desta forma, suscitar a reflexão sobre o papel dos sociólogos da educação na compreensão da interacção dos vários agentes educativos a uma escala globalizada e das novas implicações do capitalismo nas políticas educativas.Item A reestruturação do modelo nórdico de educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Antikainen, AriEste artigo discute o modelo Nórdico ou o modelo de Estado-Providência e a educação. Mostra como os processos de reestruturação estão acontecendo a nível político e a nível institucional e, ainda, como é que as estruturas básicas do modelo e exemplo nórdico, especialmente os princípios subjacentes às comprehensive schools e às escolas locais, estão a ser abandonados. Pela abordagem institucional, está a emergir um novo pacto geracional ou um modelo institucional, mas a sua legitimação e estabelecimento levarão muito tempo. As mudanças na política e na organização ocorrem de forma muito mais rápida do que nos contextos sócio-culturais. Exemplos de histórias de sucesso, como a reforma dinamarquesa do mercado laboral e o crescimento do cluster finlandês do conhecimento intensivo em TIC, abriram o caminho para esta transformação. Há ainda a possibilidade de uma estratégia de Estado-Providência e de uma estratégia de Estado Competitivo poderem coexistir.Item Construir a Europa através de um espaço europeu de educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Dale, RogerEste artigo propõe-se analisar a relação entre a construção de um espaço europeu de educação e a construção da “Europa” como entidade. Defende que a construção da “Europa” como entidade é um objectivo dos esforços levados a cabo para a construção de uma política de educação europeia especialmente importante pelos seus efeitos nas políticas educativas dos Estados Membros. Foca-se particularmente nos contextos interno e externo dessa construção. Considera que o contexto externo compreende mudanças no contexto politico-económico, na “arquitectura” dos sistemas educativos, nos seus mandatos e capacidade, bem como nos modos como estas contribuições são avaliadas. O contexto interno tem a ver com o mecanismo de “soft governance” através da qual o espaço europeu de educação se foi moldando. O artigo sugere que é possível identificar três fases nesta construção, respectivamente, no estabelecimento da “qualidade”, da “soft governance” (o Método Aberto de Coordenação) e da agenda da Aprendizagem ao Longo da Vida, formatadas por mudanças nos contextos globais e nas respectivas interpretações a nível europeu.