Mestrado em Psicologia da Educação
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Percorrer Mestrado em Psicologia da Educação por assunto "CONHECIMENTO"
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Item Competência de subtração em crianças de 2 e 3 anos de idade(2014) Lemos, Ana Sofia Novais da Silva; Aguiar, Maria Stela, orient.Sendo a habilidade matemática uma função cognitiva complexa, a presente investigação procura compreender as competências precoces de subtração, contribuindo designadamente para o debate teórico e metodológico sobre os efeitos do conhecimento linguístico emergente. Participaram neste estudo 60 crianças de nacionalidade e língua materna portuguesa, 30 crianças de 2 anos (entre os 24 e os 35 meses, M= 28,4; Dp= 3) e 30 crianças de 3 anos (entre os 36 e os 47 meses, M=40,3; Dp=2,9), sendo cada grupo etário composto por 15 crianças do género feminino e 15 crianças do género masculino. Todas as crianças eram de nível socioeconómico médio e frequentavam instituições educativas da área de Almada. Os sujeitos foram confrontados a tarefas de subtração numericamente possível (2-1=1) e impossível (2-1=2) propostas por Wynn (1992) e Lubin (2009) e foi comparado o efeito da participação, ativa ou passiva nas referidas tarefas (Lubin, 2009). Considerando a totalidade da amostra, é possível constatar que cerca de 82% das crianças utilizam linguagem verbal e que a condição de participação na tarefa, no papel de ator e espectador, não influencia o tipo de linguagem mobilizada na resolução das operações. Verificou-se ainda que a maioria dos participantes não distingue as operações de subtração possível e impossível e não justifica as suas respostas, embora a competência dos sujeitos tenda a melhorar com a idade e mostre alguns efeitos positivos da condição de ator.