Mestrado em Psicologia da Educação
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Percorrer Mestrado em Psicologia da Educação por assunto "CONSCIÊNCIA MORAL"
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Item As relações entre identidade, integridade e motivação moral em adolescentes(2012) Santos, Margarida Rocha; Ferreira, Jorge, orient.O objetivo do estudo foi analisar as relações entre identidade, integridade e motivação moral em sujeitos adolescentes. Apoiados numa perspetiva que enfatiza a identidade e as emoções como fatores determinantes da ação moral do individuo, utilizámos três medidas, Prova de Motivação para Ação Moral (Ferreira, 2011), Escala de Integridade (Ferreira, 2011) e o Inventário Psicossocial das Forças do Ego (Markstrom e colaboradores, 1997, traduzida por Ferreira, 2011).A amostra foi composta por 177 sujeitos, 107 do 10º ano, 56 masculinos e 51 femininos (M= 15,62; Dp=,71) e 70 do 12º ano, 25 masculinos e 42 femininos (M=17,49;Dp =,70), de duas escolas secundárias do concelho de Almada. Verificou-se que existem diferenças individuais na consciência moral e na atribuição de emoções o que apoia a perspetiva de que as emoções e a identidade também participam nos processos de motivação moral. Blasi (204) e Ferreira (2011). A intensidade das emoções atribuídas varia em função do tipo de consciência moral. Foi ainda verificada associação entre a integridade e a consciência moral e atribuição de emoções, nas transgressões por mentira e fraude, o que dá suporte à noção que à importância da integridade para a ação moral defendida por Schlenker (2008).