Revista Lusófona de Educação n.º 40 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 40 (2018) por assunto "CITIZENSHIP"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Unmanned: dimensão cívica e política de um videojogo(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Saldanha, Lucinda; Pinto, Marta; Ferreira, Pedro DanielO estudo dos videojogos sérios tem vindo a crescer nas últimas décadas, apontando para o potencial dos videojogos como meios digitais importantes para a aprendizagem da cidadania e da participação cívica e política. Este artigo apresenta o estudo de caso de um ciclo de experimentação e de reflexão sobre o videojogo sério “Unmanned”, no contexto de três oficinas sobre o uso educativo de videojogos no ensino superior, que decorreram nos meses de Maio e Junho de 2017. Apresentam-se os resultados de uma análise temática, desenvolvida a partir de um conjunto de categorias relativas à compreensão da dimensão cívica e política em videojogos. Os resultados reforçam o potencial deste videojogo para a aprendizagem da cidadania e participação cívica e política, e dos jogos sérios como estratégia para aprender e educar, de forma crítica e transformativa.