Revista Lusófona de Educação n.º 40 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 40 (2018) por assunto "COMPUTER SCIENCE"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Teaching database concepts to video game design and development students(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Fachada, Nuno; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and AdministrationUm curso superior sobre design e desenvolvimento de vídeo jogos é uma escolha bastante específica para alunos que estão sobretudo interessados em criar jogos ou em fazer parte do processo de desenvolvimento desses jogos. À primeira vista, a disciplina de Bases de Dados não é um pré-requisito na persecução destes objetivos, levando muitas vezes à desmotivação e desinteresse dos alunos que a frequentam. No entanto, boa parte dos cursos superiores de design e desenvolvimento de vídeo jogos incluem a disciplina de Bases de Dados na sua componente curricular obrigatória, reconhecendo de forma clara a importância da temática. Por outro lado, a exposição do assunto é geralmente realizada no contexto das áreas clássicas das Bases de Dados, como, por exemplo, cenários empresariais, websites ou gestão de bibliotecas e universidades. Neste artigo descrevemos e propomos quatro problemas de sala de aula especificamente elaborados para alunos de vídeo jogos. Acreditamos que o uso de uma abordagem contextualizada na criação destes conteúdos não só motivará mais os alunos como também os ajudará a compreender melhor os conceitos de Bases de Dados, muitas vezes necessários para desenvolver jogos de computador.