Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 05/06 (2004/2005)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 05/06 (2004/2005) por assunto "ADVERTISING"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Anúncio e capa de revista : territórios paralelos ou contíguos?(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Cardoso, Carla Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoImagem e texto são dois elementos partilhados por anúncio e capa de revista. As semelhanças entre estes dois dispositivos comunicacionais começam ou terminam aqui? A resposta a esta questão passa pela análise das estratégias subjacentes à criação do anúncio publicitário e da capa de revista. Neste último caso, optou-se por restringir o campo das publicações, optando-se pelas newsmagazines, sólidas representantes do mundo do jornalismo. Depois do esgrimir de argumentos teóricos, parte-se para a análise empírica das capas de Janeiro de 2004 da newsmagazine portuguesa Visão, à procura de vestígios concretos que as relacionem ou não com os anúncios de revista.Item Conteúdos jornalísticos auto-referenciais : entre o jornalismo e a publicidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Ferreira, Vanda; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoOs conteúdos jornalísticos auto-referenciais definem os actuais territórios e a fluidez das fronteiras entre jornalismo e publicidade. As estratégias comerciais das empresas jornalísticas e da publicidade requisitam a credibilidade pública do jornalismo ao mesmo tempo que testam a sua capacidade de resistência aos objectivos das sinergias de conteúdos e promocionais estabelecidas entre meios jornalísticos detidos por grupos económicos de comunicação.