Mestrado em Produtos de Saúde e Suplementos Alimentares
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Produtos de Saúde e Suplementos Alimentares por assunto "COSMETICS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O uso de produtos naturais em produtos cosméticos : perspectivas e desafios(2023) Cunha, Ana Raquel Matos Carrilho da; Gregório, João Pedro Bernardo, orient.Esta investigação examina a influência da literacia ecológica nas preferências dos consumidores por produtos cosméticos “naturais” no contexto de uma sociedade que procura práticas, industriais e de consumo, mais sustentáveis. A literacia ecológica ou ecoliteracia, engloba os conhecimentos, atitudes e comportamentos que refletem uma compreensão da interdependência entre os sistemas ecológico, social e económico. Foi aplicada uma metodologia quantitativa que permitiu recolher dados de 153 consumidores portugueses de cosméticos, acerca da utilização de produtos naturais em cosméticos, dimensões da ecoliteracia e fatores relacionados. Os níveis de ecoliteracia foram medidos utilizando uma escala multidimensional validada com cinco fatores: inteligência ecológica, social e emocional; economia; e comportamento ecológico do consumidor. Os resultados alinham-se com pesquisas anteriores enfatizando o papel do conhecimento e das atitudes ambientais na formação do consumo verde e sustentável. Os consumidores com níveis significativos de ecoliteracia sentem-se, provavelmente, compelidos a reduzir os danos ambientais através da compra de cosméticos sustentáveis. Embora sejam reconhecidas limitações que podem vir a condicionar as conclusões, como o método da amostragem, esta investigação exploratória fornece uma visão valiosa sobre a ecoliteracia como um fator de previsão do consumo de cosméticos ecológicos. Os resultados sugerem que a promoção da alfabetização ecológica junto dos consumidores poderá cultivar padrões de consumo mais responsáveis e sustentáveis na indústria de produtos cosméticos e de higiene corporal. Palavras-chave: produto cosmético, ingredientes naturais, sustentabilidade, ecoliteracia