Revista Lusófona de Educação n.º 64 (2024)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 64 (2024) por assunto "BULLYING"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Bullying na adolescência e ansiedade : uma revisão integrativa(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Oliveira, Wanderlei Abadio de; Romualdo, Claudio; Andrade, André Luiz Monezi; Carlos, Diene Monique; Silva, Marta Angélica Iossi; Santos, Manoel Antônio dos; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO bullying escolar é um problema que afeta a saúde mental dos estudantes. Esse estudo objetivou verificar a relação entre o envolvimento de adolescentes em situações de bullying e ansiedade. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura e se consultaram quatro bases de dados. Os dados foram analisados de forma descritiva e a qualidade metodológica dos estudos revisados foi aferida. O corpus da revisão foi composto por 15 artigos publicados entre 2017 e 2024. Os estudos revisados possuem força de evidência científica e baixo risco de viés, em sua maioria. Verificou-se que as raparigas e as vítimas de bullying são mais vulneráveis para o desenvolvimento de quadros de ansiedade. Estudantes que testemunham os comportamentos agressivos na escola também são afetados e possuem risco potencial de desenvolver sintomas de ansiedade. A contribuição original do estudo reside na particularização da questão da ansiedade em relação ao bullying, apresentando aspetos que poderão ser utilizados em programas de intervenção voltados para a saúde mental dos estudantes.