Revista Lusófona de Educação n.º 44 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 44 (2019) por assunto "MÉTODOS QUALITATIVOS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Percepción de Blended Learning en profesores universitarios de distintos ámbitos disciplinares(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Martín García, António; Sánchez Gómez, María Cruz; Costa, António Pedro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO papel dos professores no processo de melhoria da eficácia e eficiência da integração de novas abordagens pedagógicas e do potencial oferecido pelos recursos tecnológicos é essencial para introduzir uma mudança substancial nos processos de ensino-aprendizagem, no ensino superior. A partir desta ideia, o objetivo deste estudo é conhecer as experiências e percepções de professores universitários de diferentes áreas disciplinares (ramos do conhecimento) sobre a aceitação e adoção de metodologias baseadas em Blended Learning (BL). O trabalho empírico foi realizado seguindo um desenho metodológico misto do tipo derivativo sequencial de equivalência de status. As informações quantitativas foram coletadas com um questionário, elaborado ad hoc, com base no referencial teórico proposto pelos Modelos de Aceitação Tecnológica (TAM), respondido por 980 professores universitários; destes, 86 expressaram abertamente a sua opinião sobre estas metodologias, constituindo a parte qualitativa deste estudo. Os resultados mostram, a opinião dos professores participantes do estudo a respeito das fragilidades, ameaças, pontos fortes e oportunidades da educação B-learning.