PURE
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer PURE por assunto "3D PRINTING"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Artistic experiments in expanded animation : combining 3D printing with virtual reality to create anamorphic shadow animations(Edições Universitárias Lusófonas, 2025) Wastyn, Gert; Malliet, Steven; Devadder, Guido; Geerts, Bart; CICANT - Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New TechnologiesThis paper explores the integration of Virtual Reality, 3D printing, and anamorphic shadow techniques in the field of Expanded Animation. Using a collaborative and experimental Artistic Research method, the study contributes to extending the boundaries of animation, and to attributing a stronger sense of agency to the spectator or ‘eccentric observer’. The paper discusses different iterations in the development of the ‘Anamorphotrope’, an original installation work that has been exhibited in two modalities: as a VR installation and as a 3D-printed zoetrope. Both on a technical and conceptual level the novel approach taken in this project has a number of implications for future practices in animation and related artistic fields.Item Integração e construção de modelos didáticos tridimensionais na prática letiva de desenho técnico(2024) Ferreira, Carla Sofia Alberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; VASCONCELOS, MARIA CONSTANÇA PIGNATELI DE SOUSA ENa sociedade ocidental moderna existe uma crença reinante de que a inteligência é uma característica geral que pode ser medida e representada por um único valor numérico. Há, no entanto, evidências convincentes que sugerem que existem vários tipos de inteligência diferentes a operar em relativo isolamento neurobiológico. Essas inteligências de acordo com os critérios de Howard Gardner estabelecidos na década de 1980, podem permitir aos professores estudar e explorar os pontos fortes e fracos dos seus alunos, contemplar a individualidade de cada um e ajudá-los a promover e melhorar o seu potencial. Este estudo procura construir representações de situações que envolvem competências de visualização e perceção espacial na disciplina de Desenho Técnico numa turma de 10º ano. A disciplina envolve diversos tipos de inteligência, estando em destaque o uso da inteligência viso espacial. Esta, por sua vez, é um processo contínuo de aprendizagem que nunca está realmente terminado. A disciplina de desenho técnico é dependente do domínio das técnicas de representação bidimensional entendida como um conjunto de técnicas e normas que permitem transformar informações contidas numa estrutura de dados a respeito de um objeto, que é nada mais do que o seu modelo numa imagem. Uma outra capacidade que envolve o processo de pensamento e a criação de imagens, a imaginação, surge como algo sem início nem fim e neste trabalho procuro reforçar que não é uma instância circunscrita apenas ao trabalho artístico. É necessária para a ação do homem sobre o mundo e para a sua análise, assim como para a construção e modificação daquilo que o rodeia. O desenho é uma ferramenta imprescindível do nosso quotidiano e de construção de novas estruturas, mecanismos, peças que nascem da ideia de alguém e que são materializadas através de outras imagens: os desenhos. Palavras-chave: Desenho Técnico; Imaginação; Raciocínio; Inteligência espacial; Tetris; Impressão 3D