Revista Lusófona de Educação n.º 59 (2023)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 59 (2023) por assunto "ANÁLISE DO DISCURSO"
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Item Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Carvalho, Beatriz Borges de; Pacífico, Maria Romano; Paula, Thaís Silva Marinheiro de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo analisa discursos sobre a reorganização escolar, na etapa da Educação Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do município brasileiro de Ribeirão Preto, no início de 2022. A investigação realizada apoiou-se no quadro teórico-metodológico de análise do discurso construído pelo investigador francês Michel Pêcheux, no final da década de 1960, teoria que, no Brasil, foi utilizada, em particular, nos trabalhos de Eni Orlandi. Nesta abordagem discursiva a língua é marcada pela história e pela ideologia, ou seja, embora a língua seja a mesma para todos, não é utilizada da mesma maneira, já que o lugar social que cada locutor ocupa interfere na produção de sentidos. O discurso é efeito de sentidos que são construídos pelos interlocutores de acordo com certas condições de produção, entendidas como as circunstâncias de um discurso, a relação dos interlocutores na luta de classes e o contexto social e histórico. A partir deste quadro teórico e conceptual, analisámos os discursos produzidos pela SME, pelo Ministério Público e por meios de comunicação social, com o objetivo de compreender como a reorganização escolar da Educação Infantil foi construída no discurso de diferentes sujeitos. Os resultados dessa análise indicam que o sujeito-professor foi silenciado pela SME e que o sujeito-criança não é concebido como um sujeito-aluno que deve ter garantido o direito a uma educação pública de qualidade.Item Discursos (de partidos) políticos : construção de sentidos para a educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Cruz, João Moisés; Costa, Alexandra Sá; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo analisa os discursos políticos sobre educação produzidos pelos partidos políticos portugueses com assento parlamentar na Assembleia da República durante a primeira sessão legislativa da XIV legislatura (2019-2023). Pretendemos, com essa análise, compreender e discutir os sentidos atribuídos à educação pelos diferentes partidos, contribuindo para o estudo da construção discursiva do campo político da educação. Recorrendo à Análise de Discurso como método de análise, mais concretamente à Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, e partindo de uma perspetiva da política como campo de contingência e de mudança social, analisam-se os discursos com recurso a um dispositivo de análise que integra os conceitos de ponto nodal, articulação e momento. Discute-se a forma como os discursos político-partidários se constituem como discursos de autoridade, através da utilização de uma linguagem que promove o bem comum e universal e que procura revestir esses discursos de um carácter de indiscutibilidade. A luta discursiva dos partidos para fixar os sentidos de educação, evidenciada pela análise, permitiu discutir diferentes propostas de mudança social, bem como o carácter de autoridade desses discursos. As conclusões refletem a construção do sentido político para a educação realizada por cada um dos partidos.