Revista Lusófona de Educação n.º 59 (2023)

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    Recherche en éducation et discours institutionnels sur l’École : débats et approaches critiques : entretien avec Cédric Fluckiger, didacticien de l’informatique
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Bernardo, Luís Manuel; Bart, Daniel; Lopo, Teresa Teixeira
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    Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Carvalho, Beatriz Borges de; Pacífico, Maria Romano; Paula, Thaís Silva Marinheiro de
    Este artigo analisa discursos sobre a reorganização escolar, na etapa da Educação Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do município brasileiro de Ribeirão Preto, no início de 2022. A investigação realizada apoiou-se no quadro teórico-metodológico de análise do discurso construído pelo investigador francês Michel Pêcheux, no final da década de 1960, teoria que, no Brasil, foi utilizada, em particular, nos trabalhos de Eni Orlandi. Nesta abordagem discursiva a língua é marcada pela história e pela ideologia, ou seja, embora a língua seja a mesma para todos, não é utilizada da mesma maneira, já que o lugar social que cada locutor ocupa interfere na produção de sentidos. O discurso é efeito de sentidos que são construídos pelos interlocutores de acordo com certas condições de produção, entendidas como as circunstâncias de um discurso, a relação dos interlocutores na luta de classes e o contexto social e histórico. A partir deste quadro teórico e conceptual, analisámos os discursos produzidos pela SME, pelo Ministério Público e por meios de comunicação social, com o objetivo de compreender como a reorganização escolar da Educação Infantil foi construída no discurso de diferentes sujeitos. Os resultados dessa análise indicam que o sujeito-professor foi silenciado pela SME e que o sujeito-criança não é concebido como um sujeito-aluno que deve ter garantido o direito a uma educação pública de qualidade.
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    Discursos (de partidos) políticos : construção de sentidos para a educação
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Cruz, João Moisés; Costa, Alexandra Sá
    Este artigo analisa os discursos políticos sobre educação produzidos pelos partidos políticos portugueses com assento parlamentar na Assembleia da República durante a primeira sessão legislativa da XIV legislatura (2019-2023). Pretendemos, com essa análise, compreender e discutir os sentidos atribuídos à educação pelos diferentes partidos, contribuindo para o estudo da construção discursiva do campo político da educação. Recorrendo à Análise de Discurso como método de análise, mais concretamente à Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, e partindo de uma perspetiva da política como campo de contingência e de mudança social, analisam-se os discursos com recurso a um dispositivo de análise que integra os conceitos de ponto nodal, articulação e momento. Discute-se a forma como os discursos político-partidários se constituem como discursos de autoridade, através da utilização de uma linguagem que promove o bem comum e universal e que procura revestir esses discursos de um carácter de indiscutibilidade. A luta discursiva dos partidos para fixar os sentidos de educação, evidenciada pela análise, permitiu discutir diferentes propostas de mudança social, bem como o carácter de autoridade desses discursos. As conclusões refletem a construção do sentido político para a educação realizada por cada um dos partidos.
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    La formule «former l’esprit critique» : signes et figures de l’autorité dans les discours institutionnels
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Mahmoudi, Kaltoum
    Cet article prend appui sur une recherche doctorale qui porte sur l’usage de la formule «former l’esprit critique» (Eduscol, 2016) dans les discours institutionnels en contexte français. Il ambitionne d’interroger les modalités de construction de l’autorité dans ces discours. En quoi l’usage de cet objet de discours qu’est la formule contribue-t-il à construire puis à forger la légitimité des discours institutionnels? Une analyse qualitative d’un corpus de plus de trois cents textes institutionnels français met au jour les stratégies rhétoriques et discursives des locuteurs qui participent de la construction d’un ethos d’autorité. Après avoir circonscrit l’objet «discours institutionnels» et précisé la méthodologie d’analyse du corpus, les signes inscrits dans la matérialité des textes institutionnels seront mis en exergue ainsi que les manifestations de l’autorité qui émanent de l’usage en discours de la formule. Une autorité qui repose également sur la fonction du locuteur, de celui qui porte la parole au nom de l’institution et incarne, à ce titre, son autorité et sa légitimité.
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    O discurso europeu na governação local da educação em Portugal
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Grifo, Ana; Marques, João Lourenço
    A par com outras instituições internacionais, a União Europeia (UE) difunde um discurso educativo que privilegia uma abordagem economicista, especialmente desde a Estratégia de Lisboa. Não dispondo de poder legislativo nesta matéria, instrumentos como a Estratégia Educação e Formação e a Política de Coesão permitem à UE promover um alinhamento dos Estados. Em contexto de governação multinível e de descentralização de competências, importa interrogar de que modo os municípios recebem e incorporam as orientações e o discurso europeu. Neste estudo foi realizada uma análise de conteúdo dos instrumentos de política educativa local de 10 municípios portugueses. Os resultados evidenciam uma europeização algo tímida, na medida em que, por um lado, o discurso de autoridade nacional permanece dominante e, por outro lado, as entidades locais traçam um caminho que atende a necessidades territoriais além da economia. A monitorização aparenta constituir o prolongamento mais evidente das orientações procedimentais europeias, ainda que nem sempre concretizada em indicadores objetivos. A educação instrumentalizada a favor do emprego e da competitividade económica permeia parte do discurso, mas é equilibrada por uma ênfase mais forte nas matérias de inclusão e cidadania. Ademais, a proximidade da governação local permite que o trabalho em rede e o envolvimento da comunidade constituam traços marcantes na estratégia, ainda que secundarizados no discurso europeu.
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    La transposition du paradigme PISA en France : des formes d’autorité épistémique à l’ombre de l’État républicain
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Normand, Romuald
    L’enquête PISA peut être considérée comme un paradigme promu par l’OCDE qui donne lieu à de multiples traductions et transferts politiques dans les contextes nationaux. L’article explore les assemblages politiques et la gouvernance épistémique qui ont permis la réception de PISA dans le système éducatif français. Il montre que les formes d’autorité épistémique transposant le paradigme PISA relaient les savoirs experts circulant dans l’espace international mais qu’elles entretiennent aussi un imaginaire politique et un grand récit républicain. Sont d’abord présentés les espaces d’intérêt et associations politiques entre différents acteurs nationaux investis dans le transfert et l’hybridation de ces savoirs confectionnés autour de PISA. L’article cherche ensuite à caractériser quelques porte-parole influents dans la production et la traduction de ces savoirs dans un agenda politique réformateur à la française.
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    Dos folhetos de cordel à literatura infantil
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Freitas, Anabela
    Desde a invenção da imprensa de carateres móveis que os livros apresentam ornamentos, imitando, embora modestamente, as iluminuras dos livros manuscritos medievais. Alguns até apresentam várias ilustrações, como a Crónica do imperador Vespasiano. Tal facto não é de espantar, já que a descoberta da xilogravura e da calcogravura precedeu a da tipografia. Do mesmo modo, a ilustração acompanha, desde muito cedo, as obras para crianças, porquanto já nos Dialogos de preceitos moráes cõ prática delles, em módo de iogo de João de Barros (1540) se ensinavam as virtudes às crianças através de ilustrações. Também a literatura popular, vulgo folhetos de cordel, recorreu à utilização de gravuras. Na verdade, muitas das histórias desses folhetos, umas ligadas ao ciclo bretão ou carolíngio, outras à Legenda Aurea, à sátira ou às Relações dos naufrágios das naus da Índia (cujo sucesso se terá prolongado na Nau Catrineta), aos contos tradicionais, circularam depois sob a forma de letras de fados ou como folhetos lidos pelo povo e pelas crianças. Este tipo de literatura subsistiu entre nós até, pelo menos, aos anos 90 do século XX, sob a forma de livros para crianças. Eram edições tão despojadas que, curiosamente, mais parecem herdeiras destes folhetos, como é o caso de A donzela Teodora, A Princesa Magalona, João de Calais..., do que precursoras dos bem cuidados, bem ilustrados livros da atual Literatura Infantil.
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    Qualitative research methods : do digital tools open promising trends?
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Costa, António Pedro
    Qualitative Research has gained greater scientific recognition in recent years, given the improvement of denser methodologies, more backed by knowledge from different areas of expertise. One of the factors that contributed to improving the quality of qualitative studies was incorporating a set of tools, most of them digital. Although these tools can support and reduce subjectivity, they must be aligned with the theoretical-conceptualmethodological frameworks of the research, which are the axes that give it coherence and cohesion. The researcher’s skills are fundamental to guarantee the integrity and ethics of the research construction process, from project formulation to disseminating results. In this context, in the case of qualitative data analysis, tools based on Artificial Intelligence (AI) can help researchers identify patterns and trends through a large volume of data, generate visualisations and syntheses and even offer suggestions for other questions or research areas. On the other hand, this dimension implies that the researcher develops digital and multimodal literacies. This essay is expected to discuss the challenges to overcome in developing and using accurate tools.
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    Primeiro mestrado em PBL na Universidade Eduardo Mondlane, Maputo- Moçambique: experiências e desafios
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Salvador, Elsa Maria; Fernandes, Natércia; Tivana, Lucas; Mendonça, Marta; Mandlate, Ernesto Vasco; Eduardo, Maria; Anjos, Filomena dos; Magaia, Telma; Raice, Rui; Pereira, Amina Saibo; Nipassa, Orlando
    O presente trabalho pretende descrever o processo de elaboração do primeiro currículo do Mestrado em Ciências de Nutrição no modelo de aprendizagem baseado em problemas (PBL) na Universidade Eduardo Mondlane. Argumenta-se que, embora seja complexo e exigente, a elaboração e implementação do currículo no modelo PBL, se afiguram necessárias e adequadas para minimizar problemas reais de alimentação e nutrição que afectam o quotidiano da população moçambicana. A elaboração do currículo teve a duração de dois anos e recorreu a métodos participativos que envolveram onze docentes de sete faculdades da Universidade Eduardo Mondlane, realização de consultas aos stakeholders, capacitação da comissão de desenvolvimento do currículo, participação em workshops, reuniões virtuais alargadas e encontros presenciais em pequenos grupos. Foram entrevistados 90 stakeholders de diferentes instituições, exercício que permitiu a definição do perfil profissional ideal para os mestres em ciências de nutrição no país. As reuniões virtuais, com facilitadores das Universidades de Maastricht e de Wageningen, ambas do Reino dos Países Baixos, resultaram na aquisição de conhecimento e habilidades necessários para o desenho do currículo e posterior implementação nos termos do modelo de aprendizagem baseado em problemas. As reuniões presenciais em pequenos grupos serviram para discussão e concertação de ideias que se afiguraram cruciais para os módulos que estavam a ser desenhados. Finalmente, os workshops permitiram um intenso trabalho que culminou com a elaboração integral do currículo e subsequente aprovação pelos órgãos colegiais da Universidade Eduardo Mondlane.
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    Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Madeira, Ana Isabel
    Neste artigo proponho uma reflexão sobre o modo como as questões educativas foram pensadas em Portugal recorrendo a comparações a partir de exemplos com origem em contextos internacionais, entre finais do século XVIII e meados do século XX. O texto defende que a consagração da educação comparada como campo de investigação (e intervenção) é em si mesmo o resultado de um projecto cultural translocal assente numa forma política específica, o Estado-nação, e num modelo de incorporação educativa universal, a escola de massas. A discussão desenvolve-se a quatro tempos. No primeiro tempo discutem-se os ecos do estrangeiro durante o Iluminismo português (sécs. XVIII e XIX); num segundo tempo são os relatos de viagem e as missões ao estrangeiro que nos sinalizam as sociedades de referência para a construção do sistema educativo nacional (finais do séc. XIX – anos 30); num terceiro momento, a internacionalização da questão educativa nas colónias portuguesas aborda a questão das redes de regulação supra-nacionais das políticas imperiais; finalmente (1950-1974), identificam-se momentos de viragem na política educativa no sentido da sua integração em organismos que comparam o desempenho educativo ao nível supra-nacional, reforçando a centralidade politico-económica da educação.
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    Os professores cooperantes na formação inicial de futuros docentes
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Leite, Carlinda; Marinho, Paulo; Pereira, Fátima Sousa
    Reconhecendo ser importante que futuros educadores e professores, durante a formação inicial, vivenciem experiências profissionais, devidamente acompanhados, que prepararem para a profissão, o artigo dá conta de um estudo que traz ao debate perceções de professores cooperantes (PC) sobre o modelo de formação e condições que têm para realizar a função. Recorrendo a entrevistas semiestruturadas a PC que colaboram na formação de docentes de diferentes níveis de escolaridade, o estudo responde às perguntas de investigação: que perceções têm PC sobre as condições que a formação inicial oferece para a socialização com a profissão? que relações se estabelecem entre instituições de ensino superior (IES) e Escolas/PC? que perceções têm PC sobre a adequação do perfil que possuem para o exercício das funções que devem realizar? A análise de conteúdo das entrevistas permite tecer as seguintes considerações: o tempo de estágio é curto para a preparação profissional, embora a formação assegure uma boa preparação teórica; as relações de pertença às IES influenciam a aceitação do cargo, apesar de não usufruírem de condições para o exercer; em muitos casos, as IES não estabelecem relações fortes e articuladas com os PC; os PC consideram ter perfil adequado à função, seja adquirido por investimento pessoal, pela experiência da função ou pelas oportunidades de formação que as IES oferecem.