Revista Lusófona de Educação n.º 59 (2023)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 59 (2023) por assunto "COMPARATIVE EDUCATION"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Dos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Madeira, Ana Isabel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo proponho uma reflexão sobre o modo como as questões educativas foram pensadas em Portugal recorrendo a comparações a partir de exemplos com origem em contextos internacionais, entre finais do século XVIII e meados do século XX. O texto defende que a consagração da educação comparada como campo de investigação (e intervenção) é em si mesmo o resultado de um projecto cultural translocal assente numa forma política específica, o Estado-nação, e num modelo de incorporação educativa universal, a escola de massas. A discussão desenvolve-se a quatro tempos. No primeiro tempo discutem-se os ecos do estrangeiro durante o Iluminismo português (sécs. XVIII e XIX); num segundo tempo são os relatos de viagem e as missões ao estrangeiro que nos sinalizam as sociedades de referência para a construção do sistema educativo nacional (finais do séc. XIX – anos 30); num terceiro momento, a internacionalização da questão educativa nas colónias portuguesas aborda a questão das redes de regulação supra-nacionais das políticas imperiais; finalmente (1950-1974), identificam-se momentos de viragem na política educativa no sentido da sua integração em organismos que comparam o desempenho educativo ao nível supra-nacional, reforçando a centralidade politico-económica da educação.