Doutoramento em Ciências da Comunicação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Ciências da Comunicação por assunto "ARTES CÉNICAS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Teatro e tecnologia : criação, produção, receção do deus ex machina ao teatro virtual(2020) Pimenta, Carlos Manuel; Miranda, José Bragança de, orient.As primeiras formas teatrais conhecidas radicam na ideia de festa, celebração e ritual. Estas deram origem ao teatro grego, fundador do conceito de teatro no ocidente. É no contexto do teatro grego que surge o texto, a fixação do público num lugar determinado (o anfiteatro) e surgem as primeiras tecnologias destinadas a provocar ilusão e encantamento. Com o Barroco e a sua “maravilhosa máquina” esse encantamento e ilusão acentuase até à sua crítica por Wagner com o conceito “Obra de Arte Total”. Com o advento da eletricidade, muitas das máquinas cénicas de natureza mecânica passam a ser substituídas por dispositivos elétricos ou eletromecânicos, tornando o palco cada vez mais tecnologizado. O som e, sobretudo, a imagem invadem a cena alterando a nossa relação com a presença e o espaço. As tecnologias de mediação acentuam a alteração dessas relações, o que nos obriga a debater o conceito de performance e a questionar a própria natureza do teatro. Com as tecnologias digitais, não é só essa natureza que é equacionada, de uma forma acelerada, mas, também, a natureza da relação com os públicos num contexto cada vez mais virtualizado. Por último, colocamos o trabalho que temos desenvolvido no domínio das artes performativas num contexto retrospetivo, procurando equacionar a sua relação com as tecnologias e a forma como estas se apresentam como elementos essenciais à criação artística.