Doutoramento em Ciências da Comunicação
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Percorrer Doutoramento em Ciências da Comunicação por assunto "AUDIOVISUAL"
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Item La proporción de la deformación en las obras y los textos del cine(2016) Marino, Iván; Pinto, José Gomes, orient.A tese que prossegue pesquisa, através do conceito de «deformação», as ecléticas noções sobre os princípios essenciais do cinema, a partir dos quais os autores e a crítica delinearam, ao longo do século XX, os critérios de verdade para julgar a pertinência das obras realizadas. Em nossa tese, a «deformação» é um constructo teórico centrado na dinâmica do conceito de negatividade. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que a deformação é o anverso do modelo de perfeição que determinou o desenvolvimento dos relatos consumados do cinema (sua «oficialidade»). O estudo da deformação cumpre, portanto, a função de desviar hipoteticamente o percurso do cinema através do caminho que omitiu o produto do seu contexto, da sua própria torpeza ou, ainda pior, dos seus «êxitos». Em outras palavras, a deformação pode ser vista como um caminho alternativo onde o cinema coabita com os espectros que constituem a imagem fantasmática da sua própria negatividade.