Doutoramento em Ciências da Comunicação
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Percorrer Doutoramento em Ciências da Comunicação por assunto "AVIATION"
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Item As tecnologias sociais e a comunicação de crise no setor aéreo(2017) Piedade, Lúcia de Fátima Viveiros Carvalho Silva Amaral da; Damásio, Manuel José, orient.O presente trabalho lida com a compreensão do papel das tecnologias sociais em rede na gestão da comunicação de crise em organizações do sector aéreo. A crise, entendida como uma situação adversa que afeta o normal funcionamento da organização, acarreta ameaças à segurança e integridade da empresa e das suas partes interessadas, das quais podem resultar perdas humanas, financeiras e reputacionais. Com a aplicação das novas tecnologias em rede em contexto organizacional, surgem novos e complexos problemas mas também oportunidades, que afetam todo o processo de gestão da comunicação em situações de crise. Sendo o setor aéreo uma área de estudo muito específica, composto por várias organizações dependentes umas das outras que coabitam mutuamente, as novas tecnologias sociais podem funcionar como potenciais difusores de crises, mas também como instrumentos de gestão e dissuasão dos efeitos das mesmas. Torna-se por isso necessário compreender como as tecnologias sociais são utilizadas numa situação de crise e perceber se são entendidas como uma ameaça ou como uma oportunidade. No que concerne à gestão da comunicação num contexto de crise, pretende-se perceber se existe nas empresas do setor aéreo uma estratégia de comunicação orientada para a gestão de crises; se as tecnologias sociais estão integradas na comunicação de crises e se existe uma política de controlo e monitorização das tecnologias sociais orientada para minimizar os efeitos e as repercussões da crise na reputação e na imagem da organização. Este trabalho situa-se no domínio dos estudos da comunicação em organizações e em particular da comunicação de crise, e recorre no domínio metodológico às abordagens características dos estudos de análise de conteúdo e de estudo de caso. Assim, o trabalho integra um estudo descritivo com recurso a metodologias qualitativas e quantitativas, cujo objeto de estudo são as organizações do sector aéreo, nomeadamente companhias de aviação, operador de aeródromos, empresas de navegação aérea, “handler” e a autoridade reguladora do setor em Portugal. O principal objetivo deste trabalho é o de produzir um modelo explicativo do papel e funções das tecnologias sociais em rede no contexto do processo de gestão de crises. Em particular pretende-se que este modelo tenha aplicabilidade para a comunidade aeronáutica, em contextos organizacionais concretos.