Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019) por assunto "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Carvalho, Maria João de; Joana, Luciana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho de pesquisa incide sobre a ação da inspeção da educação ao nível dos Programas de Acompanhamento, em particular sobre a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa (AAE), que é apresentada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) como um instrumento que visa o aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado pelas escolas. A dicotomia que se estabelece entre controlo e emancipação, quando em causa está a atuação da inspeção junto das escolas, foi decisiva para definirmos como objetivo conhecer as representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e dos inspetores a respeito dos fundamentos e metodologias da inspeção no desenvolvimento da atividade AAE. A opção metodológica, de natureza qualitativa, recaiu sobre um estudo de caso, utilizado o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos de recolha de dados. A totalidade dos 21 participantes na investigação divide-se por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com cargos e sem cargos (19), e inspetores (4). Os resultados da investigação evidenciam o grau de concordância e discordância em relação ao papel da inspeção, mais concretamente em relação à importância e eficiência do AAE. A tensão entre controlo e emancipação emerge nas representações dos sujeitos que acaba por evidenciar uma diferenciada apreensão da mais-valia do AAE.