Revista Temas Sociais
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Percorrer Revista Temas Sociais por assunto "ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL"
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Item O homem vítima de violência doméstica : perspetiva da vítima e do técnico especializado(John Wiley and Sons Ltd, 2022) Antunes, Daniela Hammes Castro; Rodrigues, Miguel Oliveira; Instituto de Serviço SocialEste artigo apresenta-nos um estudo que procurou caracterizar socio-afetivamente o homem vítima de violência doméstica em situação de acolhimento em Portugal, e identificar a perceção do Técnico de Apoio à Vítima (TAV) face a violência doméstica contra os homens. Utilizamos uma abordagem metodológica qualiquantitativa, recorrendo a instrumentos diferenciados na recolha de dados, a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário. A amostra compreende dois grupos, oito homens vítimas de violência doméstica acolhidos na “Casa Abrigo para Homens” e 30 TAV da APAV. Alguns dos resultados mais relevantes obtidos demonstram que a maioria dos homens vítimas da violência doméstica apresentam algum tipo de fragilidade física, demonstram muita resistência à denúncia, e o sentimento de medo, humilhação e vergonha persistem na maioria dos casos. A caracterização e perfil destas vítimas em contexto nacional comprovou ainda ser desconhecida, nomeadamente pelos próprios técnicos especializados na matéria. Os apoios disponíveis para esta vítima masculina não são equivalentes com os que existem para a mulher.Item A new management da intervenção social : perceção dos riscos psicossociais e ambientais no acolhimento social e os fatores de bem-estar para os interventores sociais(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Oliveira, Fátima; Instituto de Serviço SocialEste artigo apresenta uma análise da relação dos riscos psicossociais, destacando-se a gestão da intervenção, quadro teórico que fundamenta alguns dos fatores analisados na investigação de doutoramento, que pretende aferir as condições laborais no contexto de ação dos interventores de 1ª linha no acolhimento social. Para obter estes dados, foi aplicado um questionário, de modo a obter informações da perceção dos assistentes sociais nos aspetos diversos do seu quotidiano profissional, que influem sobre a sua saúde e bem-estar[1]. Conclui-se que é necessário habilitar os profissionais com estratégias de stress-coping, como: engagement - pela análise de experiências positivas e condições favoráveis ao bem estar em meio laboral (Extremera et.al., 2005; Gonçalves, 2020); coping (adaptação a circunstâncias e situações); supervisão; acionar um (bom) suporte social; bem como trabalhar e aplicar na prática características individuais e mecanismos de libertação fisiológica, complementada por uma postura resiliente e de locus de controlo, de adaptação à mudança, na superação de obstáculos e de resistência à pressão (Gonçalves, 2020, p.28; Fernandez-Barrocal, 2021).