Entretextos
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Entretextos por assunto "APRENDIZAGEM"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Psicanálise e Psicopedagogia : a aprendizagem do sujeito aprendente(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Parente, Ana Virginia Aragão Dantas; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente trabalho explora alguns dos aspectos mais significativos da aprendizagem e das possíveis dificuldades do aprendente no ato de aprender, colocando a relação do saber como fator integrador entre ensinante – aprendente e aprendente – ensinante no âmbito de uma instituição escolar. O repertório explorado abarca a Psicanálise como enfoque investigativo tanto da vida intrapessoal como da interpessoal desse aprendente. Mediante à contribuição da Psicanálise à Psicopedagogia frente aos transtornos de aprendizagem surge o sujeito desejante do saber no processo de aprendizagem. Considerando as várias dimensões utilizadas para atingir soluções para os transtornos de aprendizagem, o professor é o meio pelo qual o aprendente supõe alcançar este saber. Contudo, o conhecimento adquirido pelo o aprendente não é considerado como o ideal, ficando sempre algo a ser satisfeito. Diante dessa insatisfação, poderá ocorrer o transtorno ou a dificuldade de aprender, considerando que frente à presença de maiores dificuldades, diminuem os níveis de satisfação de aprendizado ao mesmo tempo que diminui o desejo de aprender. É nessa 'fratura' no processo de aprendizagem que entra o psicopedagogo com propostas de intervenção, trabalhando não só a 'falta', mas a reintegração do desejo de saber. No desenvolver do artigo tecem-se algumas reflexões e propostas de intervenção, focalizando não apenas os transtornos e as dificuldades, mas a formação global do aprendente no seu todo.