Revista Lusófona de Educação n.º 60 (2023)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 60 (2023) por assunto "EMOTIONAL BEHAVIOUR"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relación entre prejuicios, competencia emocional y estrategias de afrontamiento en estudiantes de Educación Social : estudio exploratorio en tres universidades españolas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2023) Aneas Álvarez, Assumpta; Carmona Rodríguez, Carmen; Lorenzo Ramírez, Núria; Ferré Tobaruela, Mónica; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEstudo quantitativo exploratório no qual são analisados os preconceitos, a competência emocional e as estratégias de sobrevivência dos estudantes de Educação Social de três universidades (Universidade de Barcelona, Universidade de Valencia e Universidade de Granada), a fim de melhorar a formação inicial e o seu desenvolvimento profissional, destacando o potencial e os desafios dos nossos estudantes. A recolha de dados é realizada através de um questionário de auto-percepção composto por quatro componentes: a) Dados sociodemográficos e de identificação, b) Escala de preconceitos para grupos minoritários, c) Escala de desenvolvimento emocional em adultos e d) Escala de lidar com conflitos num contexto de diversidade e aplicado a uma amostra de 135 estudantes universitários. Os resultados mostram que não há diferenças significativas entre os sexos, embora as mulheres tenham menos preconceitos. Constata-se que as pessoas que desenvolveram mais competências emocionais lidam melhor com os seus conflitos e que os mais jovens têm melhor competência emocional e melhores estratégias de resolução. O antissemitismo, o anti-cristianismo e o anti-LGTBI continuam a chamar a atenção no coletivo estudantil. Portanto, a educação transformadora da universidade é necessária para poder executar futuras acções educativas e profissionais que tenham um impacto global. Palavras-chave: Competência emocional; Lidar; Preconceito; Educação social