Revista Lusófona de Educação n.º 62 (2024)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 62 (2024) por assunto "ENSINO SUPERIOR"
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Item A experiência da maternidade e ser estudante : scoping review(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Carneiro, Maria Teresa Cortes Moreira; Figueiredo, Amélia Simões; Viana, Maria Clara Roquette; Melo, Helena Cristina dos Santos Gonçalves de Bastos; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO sucesso no ensino superior é um enorme desafio para mães-estudantes. A investigação sobre o que determina a prossecução destes dois papéis, exige conhecer os fatores influenciadores e implica a implementação de estratégias. Objetivo: Mapear o conhecimento disponível na literatura científica sobre as experiências vividas pelas mães enquanto mães-estudantes. Materiais e métodos: Metodologia de Joanna Briggs Instittute. A pesquisa bibliográfica realizou-se em bases de dados via EBSCO, sem limites linguísticos, de publicações nos últimos 5 anos, com a conjugação dos seguintes termos: student-mothers, maternity, parenting, university education. Acrescentou-se ainda literatura cinzenta através do Google Scholar e RCAAP. Resultados: Obtiveram-se 631 artigos, dos quais 12 integram esta scoping review. Foram excluídos artigos de opinião e artigos sem abstract disponível. As mães-estudantes relatam a frequência no ensino superior como uma mais-valia para a sua vida e a dos seus filhos. No entanto, a conciliação destes dois papéis torna o ser mãe-estudante um enorme desafio. Os fatores influenciadores vão desde a carga emocional decorrente do afastamento dos filhos até à falta de apoio institucional e maior encargo económico. Conclusão: Equilibrar a maternidade e a vida académica constitui um enorme desafio, privilegiando um ou outro papel na procura incessante de equilíbrio, determinação e otimismo.