ESEAG - Escola Superior de Educação Almeida Garrett
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Percorrer ESEAG - Escola Superior de Educação Almeida Garrett por assunto "ALUNOS"
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Item Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo(2016) Santos, Juarez Severino dos; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Esta investigação se volta para compreender como se manifestam e são vivenciadas as dificuldades dos docentes nas suas práticas pedagógicas na escola do campo e as concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo em contraponto à prática pedagógica desenvolvida nas escolas da cidade. Para além desta questão norteadora, esta pesquisa pretende oferecer reflexões para alguns questionamentos: Quais as vivências e as dificuldades dos docentes na sua prática pedagógica da escola do campo? Quais as dificuldades encontradas pelos docentes no desenvolvimento curricular, nomeadamente na contextualização nas condições de aprendizagens dos sujeitos aprendentes? Como os professores se relacionam com a metodologia utilizada na escola do campo? Como trabalhar com os elementos curriculares que norteiam os métodos e práticas educacionais da educação do campo? As categorias teóricas eleitas que deram suporte à investigação empírica foram: cultura da escola; escola do campo; currículo e prática pedagógica. A tentativa de não reconhecer os conhecimentos populares para transformarem em conhecimento científico dando subjetividade a esses saberes, e a proposta de formação que articule princípios filosóficos, epistemológicos e políticos em prol de uma educação comprometida com os anseios populares. A fala da maioria dos profissionais da educação aqui entrevistados, reflete a concepção atual de educação como princípio do desenvolvimento e não só resultado das provas, mas também as relações com a realidade e identidade do sujeito aprendente.Item Supervisão e formação de professores e a valorização do currículo(2016) Sousa, Maria do Socorro Gomes de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O presente estudo tem como objetivo avaliar como é trabalhado o currículo oculto pelos docentes da escola de Ensino Fundamental “Professora Maria Luzia de Oliveira”. Os objetivos específicos tem como intuito verificar de que maneira é valorizado o currículo oculto dos educandos; verificar se a matriz curricular da escola contribui para uma prática pedagógica mais próxima da realidade dos educandos; identificar de que maneira é feita a sequência didática de atividades curriculares que tenham como ponto de partida temas do cotidiano dos educandos e docentes, e identificar as dificuldades encontradas pelos docentes para valorizar o curricular o currículo oculto dos educandos em sala de aula. O procedimento metodológico foi desenvolvido por meio de observação e investigação, onde professores foram entrevistados por meio de um questionário com quatro perguntas com propostas de quatro alternativas de respostas e uma aberta. Sendo que cada resposta contém requisitos para justificativa. Nesse sentido foi discorrido no presente trabalho as concepções sobre o currículo e o currículo e a avaliação. Nas considerações finais destaca-se que de acordo com a pesquisa alguns professores almejam trabalhar a realidade dos educandos, porém ainda se prendem ao currículo prescrito. Em contrapartida outros se desprendem dos laços padronizados adotando ações pedagógicas baseadas nos estudos do cotidiano. Asseguramos então que a luta pela autonomia é uma constante, e somente ações-reflexões-ações poderão trazer mudanças ás práticas tradicionais ainda dominantes no meio educacional.