ESEAG - Escola Superior de Educação Almeida Garrett
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Item Notas sobre as reformas de Wilhelm von Humboldt(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Loureiro, ManuelItem O ideal Humboldtiano de ensino e os desafios da sociedade do conhecimento : uma reflexão crítica(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Belyaev, DemyanItem O darwinismo nos manuais escolares portugueses de Zoologia (1859-1909)(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Cavadas, BentoA obra de Darwin influenciou paulatinamente os autores portugueses de manuais escolares de Zoologia. Contudo, há fortes lacunas na investigação dessa relação. Com vista a colmatar algumas dessas omissões, nesta investigação mostra-se a influência do darwinismo nos manuais de Zoologia destinados ao ensino liceal, através do estudo dos mecanismos e das provas do evolucionismo que apresentam. Constatou-se que de curtas referências aos pressupostos desse naturalista, equiparadas em extensão e valoração aos argumentos criacionistas, os autores de manuais foram se acercando da complexidade argumentativa do evolucionismo e dos pressupostos apresentados por Darwin e seus seguidores, transmitindo com crescente ênfase os fundamentos da evolução das espécies.Item Acerca dos exames para progressão na carreira escolar(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Humboldt, Wilhelm vonItem Representação sócio-psicológica dos estilos comportamentais nas actividades educativas e da docência(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Pereira, Fernando OliveiraItem Telecracia : a sedução da televisão(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Ferreira, Fátima CamposConferência proferida a 15 de Março de 2007 no âmbito do ciclo de conferências “Encontros de Sta. Helena”.Item Ensino experimental das ciências : uma proposta de actividades para educadores e professores do 1º Ciclo(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Silva, Maria Manuela Abreu daA Educação para a Ciência e o Ensino Experimental das Ciências podem começar no Pré-escolar e desenvolver-se no 1º Ciclo do Ensino Básico.Item Os Ministros da Instrução Pública em tempos de Ditadura Militar (1926-1933)(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Braga, Paulo DrumondEste artigo pretende estudar os perfis dos homens que, entre 1926 e 1933, ou seja, durante a ditadura militar, desempenharam as funções de Ministros da Instrução Pública, assim como descortinar políticas educativas.Item “Aqui, diante de mim” : Tempos de aprendizagem na vida e na obra de Miguel Torga(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Carranca, CarlosItem Nem só de semelhanças vive o mundo lusófono. «Rosita até morrer» de Bernardo Honwana: contributos para a abordagem do ensino do Português em contexto de sala de aula(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Carvalho, Arcângela M. N.Item Didática da Geografia : recurso à Literatura como proposta interdisciplinar(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Rodrigues, Manuel AlbertoItem O higienismo nas escolas do ensino primário (1900-1930)(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Cavadas, BentoItem Aprendendo na prática : a importância do estágio para a formação de futuros professores(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Chaves, Fabiana Maria RoqueItem O exame como fator de stresse, gerador de tensão psiconervosa e de alterações organizativo-funcionais no sistema, aos níveis psicológico e comportamental(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Pereira, Fernando OliveiraItem O Estado Novo e a Educação Pré-escolar : os debates parlamentares de 1938(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Braga, Paulo DrumondA 9 de outubro de 1937, pela mão do ministro da Educação Nacional, Carneiro Pacheco, o Estado Novo extinguiu, na prática, a educação pré-escolar pública. Cerca de um mês depois, o mesmo ministro, ao propor à Assembleia Nacional uma ampla reforma do ensino primário, manteve a sua intenção de não a restabelecer. Entre março e abril de 1938, com base na proposta de lei e num parecer da Câmara Corporativa, a Assembleia Nacional debateu o assunto. Apesar de ser visível, quer no referido parecer quer nas intervenções de alguns deputados, que nem todos os notáveis do Estado Novo eram insensíveis à necessidade de se restabelecer a educação pré-escolar pública, acabou por prevalecer a conceção dominante do regime, a de que tais cuidados deveriam ser da competência das mães, e a proposta de Carneiro Pacheco foi aprovada.Item A Sociedade do Conhecimento e a Cultura : Belyaev, D. & Roca, Z. (Eds.) (2010). Portugal in the Era of the Knowledge Society. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 419 págs.(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Loureiro, ManuelItem Interações de culturas(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Sousa, Luís Manuel Manana deItem Inclusão de crianças com trissomia 21 : o impacto da formação em necessidades educativas especiais na atitude dos docentes(2011) Pereira, Cristina Manuela Azevedo; Sequeira, Paulo, orient.O presente estudo procura reflectir sobre as atitudes dos professores com e sem formação em Necessidades Educativas Especiais perante a inclusão de crianças com Trissomia 21 no ensino regular de três agrupamentos do concelho de Baião. No estudo foram inquiridos 80 professores com e sem formação especializada, (40 em 2008 e os restantes 40 em 2011), os quais foram submetidos a um inquérito por questionário, cujas respostas foram analisadas estatisticamente. A elaboração deste trabalho constitui um desafio face à inclusão de crianças com Trissomia 21, as quais nem sempre o sistema educativo consegue dar uma resposta adequada. É necessário fazer emergir novos paradigmas, adequados às necessidades de cada aluno. A inclusão é ainda uma questão complexa, que exige algumas mudanças, nomeadamente de atitudes. O objectivo final deste estudo é determinar se a formação especializada dos professores influencia na atitude destes perante a inclusão de crianças com Trissomia 21 no ensino regular, nos diferentes anos. Apesar dos professores sentirem algumas dificuldades ao nível dos recursos humanos e pedagógicos, constatamos que os professores com formação especializada apresentam atitudes positivas face à inclusão destes alunos e que com o passar dos tempos, os professores sem formação desenvolvem atitudes desfavoráveis face à inclusão dos mesmos no ensino regular.Item A satisfação na docência com a inclusão de alunos autistas(2011) Viveiros, Maria Catarina Teixeira Mendes; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira, orient.Este projecto tem como objectivos analisar de que forma a satisfação na docência poderá influenciar as práticas educativas na inclusão de crianças com Autismo e perceber qual a perspectiva dos docentes em relação a esta problemática. Participaram neste estudo 179 docentes do primeiro ciclo do ensino básico e educadores. Conclui-se que são as docentes do sexo feminino, mais jovens e com menos tempo de serviço, aquelas que possuem atitudes mais favoráveis face à inclusão de crianças autistas. Concordam que as discentes deveriam estar inseridas em escolas especializadas, reconhecem a necessidade de recorrer à ajuda de um especialista e consideram muito importante possuir formação específica nas necessidades educativas especiais.Item Programa específico de natação para crianças autistas(2011) Miranda, Daniel Bruno Pinheiro Alves de; Saraiva, Cristina, orient.Com a elaboração deste trabalho, pretendeu-se obter indicadores de execução em alunos autistas, através da prática das técnicas alternadas do nado. Para tal foi implementado um plano de intervenção específico de natação, composto por quatro mesociclos. Afirmamos quatro pressupostos: O processo de aprendizagem da natação traduz-se numa disciplina passível de ser ensinada e assimilada por indivíduos com autismo; A natação ajuda a aprender a respirar, desenvolver o respeito pelos limites, desenvolvimento da lateralidade e coordenação de movimento conjunto de grupos musculares, mas também é um agente facilitador no processo de socialização na criança autista; As crianças autistas são capazes de executar acções motoras intencionais estabelecendo a propulsão na água, através das técnicas alternadas da natação, provocando o nado; O efeito na melhoria do humor e na motivação em autistas é altamente significativo, na disciplina de natação, pelo ambiente facilitador e harmonioso que oferece. A amostra foi constituída por nove crianças autistas, uma do sexo feminino e oito do sexo masculino. Todas elas pertenciam à área geográfica do grande Porto. Os dados foram obtidos em ambiente real de ensino, através de seis momentos de observação directa onde foram preenchidas as folhas de observação (diagnostica; final de cada mesociclo e final do macrociclo) com o intuito de melhor acompanhar a evolução do processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados e conclusões encontradas, resultaram da apreciação das percentagens do sucesso dos conteúdos. Podemos constatar que as crianças Autistas realizam aprendizagem.